16/05/2014

Cagece “DESENCANTA” os trabalhadores na primeira rodada de negociação

A postura da Cagece na primeira reunião de negociação da campanha salarial de 2014, realizada nesta quinta (15/05) frustrou a direção do Sindiagua. Além de negar as principais reinvindicações que estavam na pauta da rodada de negociação, a empresa chegou a questionar a presença de alguns pontos da pauta aprovada pela categoria no dia 25 de abril, durante a assembleia geral dos trabalhadores da Companhia.
Entre os pontos negados (e questionados) pela empresa está o Adicional de Penosidade. A direção do Sindiagua lembrou que a Cagece, ao negar o benefício, está infringindo o artigo 7o (inciso XXIII) da Constituição Federal que afirma que o adicional de remuneração para atividades penosas, insalubres ou perigosas é um direito dos trabalhadores rurais e urbanos.  A entidade citou exemplos de empresas estatais de saneamento que pagam este tipo de adicional  - Caema (Maranhão) e Agepisa (Piauí) - além da Eletrobrás.
 Em relação ao auxílio-moradia, a Cagece propôs a correção do valor do benefício pela inflação. A direção do Sindiagua alertou que a base de cálculo do auxílio está defasada, tendo em vista que os valores pagos pela Cagece são insuficientes para o aluguel de imóveis de pequeno porte, tanto no interior e quanto na capital. O Sindicato criticou ainda a diferenciação dos valores pagos aos funcionários comuns e aos diretores, o que perpetua uma desigualdade social dentro da empresa.
Outro ponto bastante debatido foi o auxílio creche/educação. A Cagece apresentou uma proposta de elevação do benefício para R$450,00. O Sindiagua defendeu o pagamento do benefício até a conclusão do ensino médio, como acontece na Cearáportos e na Cogerh.
O anuênio, outra importante reivindicação da categoria, foi negado pela empresa. A direção do sindicato ressaltou que a Agepisa (PI), Caema (MA), Embasa (Bahia) e Deso (Sergipe) pagam o benefício.
“Para uma empresa cuja diretoria é formada em sua maioria por funcionários de carreira, esperávamos uma postura bastante diferente nas negociações. A Cagece teve uma postura intransigente ao não reconhecer os anseios dos trabalhadores. Negaram nossas reivindicações e não foi aberta nenhuma brecha para avançar na negociações do que foi discutido”, criticou Jadson Sarto, coordenador geral do Sindiagua.
Confira abaixo a pauta da primeira reunião de negociação. A próxima rodada será realizada no dia 19/05.

Gratificação de Condução de Veículo
CAGECE: Proposta de renovação da cláusula 7ª do ACT 2013/2014 com elevação do valor de R$ 290,00 (duzentos e noventa reais) para R$ 307,00 (trezentos e sete reais).

Gratificação Natalina
SINDIÁGUA: Propôs rediscutir

Adicional de Penosidade

Anuênio
CAGECE: Proposta de renovação da cláusula 6ª do ACT 2013/2014.

Auxílio Moradia
CAGECE: Proposta de renovação da cláusula 10ª do ACT 2013/2014 com elevação do valor de R$ 460,00 (quatrocentos e sessenta reais) para R$ 490,00 (quatrocentos e noventa reais) e de R$ 345,00 (trezentos e quarenta e cinco reais) para R$ 370,00 (trezentos e setenta reais).

Auxílio Creche / Educação
CAGECE: Proposta de renovação da cláusula 19ª do ACT 2013/2014 com elevação do valor de R$ 410,00 (quatrocentos e dez reais) para R$ 450,00 (quatrocentos e cinquenta reais)

Auxílio Educação Formal
CAGECE: Proposta de renovação da cláusula 13ª do ACT 2013/2014.

Complementação Auxílio-Doença
CAGECE: Proposta de renovação da cláusula 17ª do ACT 2013/2014 com limitação do beneficio a dois anos
SINDIAGUA: Ratifica a proposta da pauta de reivindicações

Empregado Portador de Necessidades Especiais
CAGECE: Proposta de renovação da cláusula 17ª do ACT 2013/2014 com elevação do valor de R$ 800,00 (oitocentos reais) para R$ 860,00 (oitocentos e sessenta reais)

Auxílio Filho Portador de Necessidades Especiais
CAGECE: Proposta de renovação da cláusula 22ª do ACT 2013/2014 com elevação do valor de R$ 800,00 (oitocentos reais) para R$ 860,00 (oitocentos e sessenta reais)

Licença Premium

Plano de Saúde e Plano Odontológico
CAGECE: Proposta de renovação da cláusula 15ª do ACT 2013/2014

Indenização por Morte ou Invalidez
CAGECE: Proposta de renovação da cláusula 16ª do ACT 2013/2014 - SINDIAGUA: Propôs rediscutir

Jornada de Trabalho
CAGECE: A CAGECE implantará jornada de trabalho de 12 (doze) horas de trabalho por 36 (trinta e seis) horas de descanso nas Unidades de Negócio e Unidades Operacionais em que o serviço tem que ser oferecido 24 (vinte e quatro) horas por dia e 7 (sete) dias por semana à população cearense, bem como em Unidade de Atendimento ao Público.
Parágrafo primeiro – A falta de um dia de trabalho na escala 12 x 36 faz com que o trabalhador tenha este dia descontado e deixe de receber 01 (um) dia de repouso semanal remunerado no cálculo do RSR.
Parágrafo segundo – A alteração da jornada de trabalho poderá, em regra, ser realizada unilateralmente pelo empregador conforme sua necessidade e conveniência, exceto em caso de impossibilidade do trabalhador por desempenhar outro trabalho em horário semelhante.
Parágrafo terceiro – Em havendo labor em dias de feriados haverá a remuneração em dobro.
SINDIAGUA: Proposta de discussão da clausula na mesa de negociação permanente após a celebração do acordo coletivo de trabalho e, havendo aprovação dos empregados envolvidos, posterior assinatura de aditivo ao ACT.

CAGECE: Proposta de renovação da cláusula 12ª do ACT 2013/2014

Carro Viagens