20/05/2014

Campanha salarial: Diretoria da Cagece insiste em ‘‘DESENCANTAR’’ os trabalhadores

A segunda rodada de negociação da campanha salarial dos trabalhadores da Cagece mais uma vez frustrou a direção do Sindiagua (e, com certeza, os trabalhadores). As reivindicações discutidas foram negadas pela empresa, sem que houvesse qualquer margem de negociação. “A segunda reunião conseguiu superar a primeira em termos negativos. As poucas contrapropostas apresentadas pela Companhia – como, por exemplo, o reajuste do vale-alimentação e do vale-lanche - estão bem distantes dos anseios e necessidades da categoria”, criticou Jadson Sarto, coordenador geral do Sindiagua.
A Cagece propôs um reajuste do vale-alimentação de R$ 30,50 para R$ 32,50. Em relação ao vale-lanche, a proposta da empresa foi de elevar o benefício de R$ 5,98 para R$ 6,37. A correção de ambos os benefícios foi de apenas 6,5%, bem abaixo dos 10% da inflação dos alimentos nos últimos 12 meses . “É um reajuste muito aquém das necessidades da categoria. Na campanha salarial deste ano, a Cogerh fechou o reajuste desse item em 10%”, avalia Jadson.
Outro ponto bastante discutido na reunião foi a cláusula relativa ao material escolar. A empresa negou a implantação do benefício, alegando que o 13o salario já ajuda a custear a despesa com aquisição de material escolar. A direção do Sindiagua ressaltou que o 13o não foi criado com esse objetivo e lembrou que trabalhadores de outras empresas, entre elas a Cearáportos e a Coelce, já têm direito ao benefício que é pago uma vez por ano. O sindicato também cobrou um aumento do valor das diárias de viagem, lembrando que a ajuda de custo que é paga atualmente é insuficiente para arcar com despesas de alimentação e hospedagem. A entidade alertou que o valor atual desestimula o empregado a fazer trabalhos pela empresa fora da sua cidade, o que gera um prejuízo para a própria Companhia. ‘‘Hoje, vários empregados novatos da Cagece estão se hospedando na sede do Sindiagua porque o valor da diária que recebem só dá pra pagar a alimentação ou a hospedagem’’, relata o coordenador do Sindiagua. Mesmo com os argumentos, a empresa insistiu em manter o valor atual do benefício.
“As negociações estão travadas. Falta mais sensibilidade da direção da empresa com os anseios da categoria. Esperamos uma mudança de postura na próxima rodada de negociação”, ressalta Jadson. A próxima reunião está marcada para o dia 22/05. Confira abaixo a ata da segunda reunião de negociação.

Vale alimentação e Vale Lanche
CAGECE: Proposta de renovação da cláusula 11ª do ACT 2013/2014 com elevação do valor de R$ 30,50 (trinta reais e cinquenta centavos) para R$ 32,50 (trinta e dois reais e cinquenta centavos) e de R$ 5,98 (cinco reais e noventa e oito centavos) para R$ 6,37 (seis reais e trinta e sete centavos).

Cesta básica

Vale Cultura
CAGECE: Proposta de exclusão da cláusula. A Comissão levará à Direção da empresa a proposta de adesão da CAGECE ao programa federal.

PLR
CAGECE: Proposta de renovação da cláusula 9ª do ACT 2013/2014 com as seguintes metas:

SINDIAGUA: PENDENTE. Solicita que a CAGECE apresente o cronograma de obras / ações no qual aponte o incremento de água e esgoto para acompanhamento das metas propostas, requer ainda, que seja formalizado ao Sindicato, através de oficio, os procedimentos adotados em relação ás gerências que não alimentaram o SGR.

Indenização por Utilização de Veículos

CAGECE: Proposta de renovação da cláusula 20ª do ACT 2013/2014 com elevação do valor de R$ 0,93 (noventa e três centavos de real) para R$ 0,98 (noventa e oito centavos de real) e de R$ 0,37 (trinta e sete centavos de real) para R$ 0,39 (trinta e nove centavos de real).

Ajuda de Custo
CAGECE: Proposta de exclusão da cláusula vez que as despesas de viagem estão contempladas na política de diárias estabelecida em Decreto Estadual.

Material Escolar
CAGECE: Proposta de exclusão da cláusula
SINDIÁGUA: PENDENTE. Solicita que seja concedido o benefício vez que outras empresas estatais concedem.

Comissão para Pesquisa de Clima

Implantação de Programas

Promoção
CAGECE: Proposta de exclusão da cláusula devendo ser seguida a atual sistemática de promoção