23/05/2014

Campanha salarial: pela terceira vez, a diretoria da Cagece “desencanta” os trabalhadores

A postura da Cagece na terceira rodada de negociação da campanha salarial de 2014 novamente decepcionou a direção do Sindiagua (e, certamente, a categoria). A empresa mais uma vez negou as reivindicações dos trabalhadores durante a reunião, realizada nesta quinta (22/05).
Uma das poucas contrapropostas apresentadas pela Companhia foi o reajuste salarial de 5,82% (índice do INPC). A direção do Sindiagua não concordou com a proposta.
Na discussão sobre o PCR, a direção do Sindiagua criticou o prazo de nove dias que havia sido dado pela Cagece para a entidade avaliar o trabalho de revisão do Plano feito pela empresa de consultoria Plubix. Embora a comissão de negociação da Cagece tenha afirmado que não há problemas em a empresa se reunir com o Sindiagua para analisar o trabalho de revisão do PCR, foi negada a proposta da pauta de reivindicações que pede que o Sindiagua faça parte do processo de avaliação e implantação do benefício.
Sobre a cláusula relativa à titulação, a Cagece defendeu a manutenção das mesmas condições do ACT atual. A direção do Sindiagua discordou e lembrou que a Cogerh já oferece como gratificação por titulação os mesmos percentuais reivindicados pelos trabalhadores da Companhia. Citou ainda o exemplo da Cearáportos que oferece 60% de gratificação para quem conclui doutorado.
Outro ponto bastante discutido foi a cláusula relativa ao piso dos engenheiros. A empresa defendeu a exclusão da proposta. A direção do Sindiagua citou o exemplo de 12 empresas de saneamento que pagam o piso da categoria. Alertou ainda que os engenheiros estão sendo prejudicados pelo fato de a Cagece infringir a legislação relativa ao exercício da profissão. “Os engenheiros e (a própria Companhia) correm riscos de penalidades pelo descumprimento da lei”, ressaltou Jadson Sarto, coordenador geral do Sindiagua.
Diante dos impasses da negociação impostos pela Cagece, a direção do Sindiagua protocolou um pedido de reunião com o presidente da empresa. “Esta foi uma das piores propostas apresentadas pela Cagece já presenciadas por mim em negociações de campanha salarial. É frustrante ver uma diretoria da Cagece que é formada em sua maioria por empregados de carreira terem uma postura de descaso frente às reivindicações dos trabalhadores”, criticou Jadson Sarto.
A direção do Sindiagua lembra que, de 2010 a 2013, a Cagece teve um aumento real de 155% no seu lucro e que o gasto com a folha de pagamento de funcionários próprios representa apenas 10% do valor da sua receita líquida, demonstrando assim que não há justificativa plausível para negação da validação dos direitos dos trabalhadores.
Participaram da terceira rodada de negociação representando a direção do Sindiagua Jadson Sarto, Antônio de Oliveira, Haroldo Ribeiro, Paulo Pequeno, Rui Basílio, Linaide Crispim, além da economista do Dieese contratada pelo sindicato, Elizama Paiva, e do empregado  da Cagece, Douglas Batista da Costa, que representou os profissionais de engenharia da Companhia.
O Sindiagua pede que os trabalhadores reforcem a mobilização da campanha salarial, utilizando  colante e defendendo os interesses coletivos da categoria.

CONFIRA ABAIXO A ATA DA TERCEIRA RODADA DE NEGOCIAÇÃO DA CAMPANHA SALARIAL

Reajuste salarial
CAGECE: Proposta de renovação da cláusula 3ª do ACT 2013/2014 com reajuste de 5,82%

Recuperação das perdas acumuladas