20/07/2014

Homologado ACT 2014/2015

Foi homologado, na última quarta (16/07) junto à Superintendência Regional do Trabalho (SRTE/CE), o Acordo Coletivo 2014/2015. O novo ACT - resultado da campanha salarial dos trabalhadores da Cagece deste ano - foi assinado no dia 15/07, após conclusão da redação final e revisão do documento. A direção do Sindiagua lembra que o pagamento das diferenças salariais e dos valores dos benefícios é retroativo a primeiro de maio e, conforme informado pela Cagece, será efetuado no dia 18/07. O Sindicato informa que, ao longo do último mês, a entidade encontrou dificuldades para fechar, junto à Cagece, a redação do ACT. Diante dos entraves, o fechamento da redação final e a revisão do ACT foram, como todos os anos, feitos com o cuidado necessário para que os trabalhadores não fossem prejudicados. Mesmo diante das dificuldades encontradas durante as negociações, a campanha salarial obteve importantes avanços. Foram realizadas cinco rodadas de negociação, uma delas com o presidente da Cagece. Os trabalhadores da Companhia aprovaram por ampla maioria o novo ACT, durante assembléia geral da categoria realizada na Praça do Vaqueiro, no último dia 18/06. Confira abaixo algumas das principais melhorias conquistadas pelos trabalhadores e pelo Sindiagua na campanha salarial deste ano e que estão inclusas no ACT 2014/2015: Reajuste salarial pelo IPCA de 6,28%, (substituindo o INPC, de 5,82%) Vale-alimentação no valor de R$ 34,00 (um reajuste de 11,5%). Inclusão da nova cláusula da gratificação natalina que garante, ao final do ano, que cada trabalhador tenha direito a mais oito vales-alimentação. Com isso, no mês de dezembro, a categoria receberá um total de 30 vales-alimentação (o que corresponde a R$ 1.020,00). Implantação do vale-cultura; Aumento de 10 para 14 anos na idade dos filhos de trabalhadores que têm direito ao auxílio-creche educação; Prorrogação do prazo de validade do concurso público da Cagece. Houve avanços também na gratificação motorista; no auxílio-moradia; na cláusula relativa ao funcionário e dependente portador de necessidades especiais; e na indenização pela utilização de veículos.