09/03/2009

DIA INTERNACIONAL DA MULHER - Uma data para lembrar conquistas e novos desafios

Depois de séculos lutando por igualdade, a mulher cada vez mais avança em sua luta para encontrar "seu lugar no mundo" e consolidar sua presença na política, nos movimentos sociais e no meio sindical. E, hoje, ela é cada vez mais atuante na defesa dos direitos humanos e da cidadania.

Por isso, em todo o mundo o Dia 8 de Março é uma data para homenageá-las, reconhecer seus feitos, sua sensibilidade, a forma dedicada como se lança em seus projetos e a capacidade imensurável para amar e buscar e implantar o amor.

De coadjuvante, na atualidade passou a desempenhar o papel de protagonista. E para, o bem ou para o mal, a mulher acumula as funções de mãe, trabalhadora e cidadão engajada na luta por uma sociedade melhor, mais justa, humana e fraterna.

SOBRECARGA

Se estudiosos apontam a sobrecarga de atribuições e de responsabilidades como um dos grandes desafios enfrentados pela mulher moderna, também não deixam de reconhecer seus avanços em diversos campos, sobretudo na autonomia alcançada dentro e fora de casa.

Por tudo isso, o Sindiagua parabeniza todas as mulheres e em especial as trabalha-doras, por sua força de construir o novo.

BANDEIRAS DE LUTAS

Igualdade de direitos, oportunidades e remuneração entre gêneros;

Maior participação da mulher nas instituições políticas, sociais e sindicais;

Combate a todas as formas de descriminação e de violência contra a mulher (assédio moral, psicológico e sexual);

Saúde da Mulher trabalhadora e direitos reprodutivos;

Creche por local de trabalho;

Equipamentos de proteção às vítimas de violência doméstica e familiar (casas abrigo, centros de referências, delegacias e juizados especiais em defesa da mulher).