Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Versão para impressão Voltar Página inicial

 Notícias

03/02/2015

Adicional noturno: após decisão da Justiça favorável aos trabalhadores, Sindiagua leva à categoria proposta de pagamento da dívida apresentada pela Cagece

A direção do Sindiagua e os trabalhadores alcançaram uma importante conquista. Por determinação da Justiça do Trabalho, a Cagece pagará o retroativo do percentual de 120% do adicional noturno dos trabalhadores da ETA-Gavião e dos operadores das elevatórias de água da empresa.
A decisão da Justiça foi fruto de uma ação trabalhista do Sindiagua e beneficiará cerca de 50 empregados que tiveram seus direitos violados em 2009, quando a Cagece, de forma arbitrária, reduziu o percentual do benefício para apenas 20%. Apesar de a Companhia ter alegado a legalidade da redução, a Justiça do Trabalho afirmou que o percentual de 120% do valor das horas trabalhadas no período noturno foi definido pela empresa há mais de 10 anos, sendo, portanto um direito adquirido.
Sabendo que seria derrotada na Justiça, a Cagece já havia voltado a pagar os 120% do benefício em novembro de 2013, porém restava pagar os valores retroativos ao período em que a empresa aplicou a redução do benefício.
“Foi mais uma importante vitória dos trabalhadores e do Sindiagua na Justiça. A empresa violou um direito da categoria e nós conseguimos recuperar”, ressalta Jadson Sarto, presidente do Sindiagua. Após a determinação da Justiça do Trabalho, a Cagece propôs efetuar o pagamento dos valores retroativos em oito parcelas. A proposta foi levada aos trabalhadores durante reunião na sede do Sindiagua, no último dia 15/01 e aceita por ampla maioria. Aqueles que não concordaram continuarão a negociar a forma que receberão o pagamento.
O Sindiagua vem obtendo importantes conquistas nos últimos anos, especialmente de 2009 para cá, junto à Justiça do Trabalho, sempre em beneficício a categoria. O pagamento da diferença do adicional-noturno é mais uma vitória da categoria.

 

Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Versão para impressão Página inicial Voltar


Sindiagua - Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Ceará
Rua Solón Pinheiro, 745, Centro • Fortaleza/CE • CEP 60.050-040  |  Fone: (85) 3254-4097
www.igenio.com.br