Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Versão para impressão Voltar Página inicial

 Notícias

08/07/2015

Sindiagua. 32 anos de lutas!

Há exatos 32 anos era criada oficialmente a Associação Profissional dos Trabalhadores em Purificação de Água e Esgoto do Ceará, entidade que no ano seguinte daria origem ao Sindiagua. Das primeiras reuniões e assembleias que originaram a entidade até hoje, temos uma rica e intensa trajetória de lutas que tornam o Sindiagua uma das mais importantes referências no movimento sindical do País.

A luta contra a inflação e o arrocho salarial da década de 80; os embates travados contra as demissões e políticas neoliberais da década de 90 e início dos anos 2000; e as conquistas sociais históricas alcançadas nos últimos anos - entre elas o plano de saúde de qualidade e gratuito, o reembolso de medicamentos, a ampliação do direito ao auxílio creche/educação e o aumento da PR – são apenas alguns exemplos das inúmeras batalhas travadas que foram vitoriosas aos  trabalhadores e trabalhadoras do saneamento em nosso Estado.

Mas a luta do Sindiagua nunca foi meramente corporativa. O Sindiagua esteve ao lado da sociedade em todos os momentos que história pediu. Participou ativamente das mobilizações em favor da democracia e das Diretas Já; foi pioneiro na luta contra a privatização da água (luta que prossegue até hoje, impedindo que o setor de saneamento seja entregue à iniciativa privada); sempre defendeu os recursos naturais e a universalização do saneamento público; denunciou as ingerências e descasos do poder público com a seca, alertando para as diversas crises hídricas vividas no Ceará e reivindicando uma política de convivência sustentável com o semiárido. Há mais de um ano, inclusive, iniciou (bem antes do Governo do Estado) uma campanha de uso consciente da água.

São 32 anos, portanto, de uma história que tem a defesa incansável do saneamento público, de qualidade e acessível a todos os cearenses como principal marca. E defender os trabalhadores e o trabalho decente, o saneamento e a água é defender a vida e a justiça social. A luta do Sindiagua é uma luta de todos! Parabéns a todos que fazem parte dessa história!

Jadson Sarto
Presidente do Sindiagua

 

Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Versão para impressão Página inicial Voltar


Sindiagua - Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Ceará
Rua Solón Pinheiro, 745, Centro • Fortaleza/CE • CEP 60.050-040  |  Fone: (85) 3254-4097
www.igenio.com.br