Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Versão para impressão Voltar Página inicial

 Notícias

13/08/2015

Câmara Municipal de Sobral aprova reajuste dos trabalhadores do SAAE

A Câmara Municipal de Sobral aprovou no dia 10/08 projeto de lei que estabelece o reajuste de 7% na remuneração dos trabalhadores do SAAE de Sobral. A nova lei também garante reajuste de 8% no vale-alimentação e um aumento no auxílio-filho excepcional que vai para R$ 834,16. Todos os pagamentos dos novos valores são retroativos a janeiro, mês da data-base da categoria. O Sindiagua está cobrando o SAAE para que a diferença seja paga em apenas uma parcela.
Com a aprovação do projeto, foi concluída a mais longa e uma das mais difíceis campanhas salariais da história do SAAE. Isto porque a direção da autarquia, durante cerca de seis meses, se negou a apresentar qualquer proposta reajuste, dificultando o diálogo e criando impasses desnecessários. Vários prazos apresentados pelo SAAE foram descumpridos, numa demonstração de desrespeito com os trabalhadores. A categoria foi obrigada a entrar em estado de greve no mês de abril, quando foi realizada uma mobilização na entrada da autarquia. A direção do Sindiagua também concedeu entrevistas a rádios locais cobrando do SAAE o diálogo e o atendimento da pauta de reivindicações da categoria.
A pressão dos trabalhadores surtiu efeito e a direção do SAAE apresentou sua proposta no início de julho. Os reajustes aprovados pela Câmara Municipal foram negociados na sede Sindiagua, em reunião do diretor presidente do SAAE com a direção do sindicato. Ainda assim, diante da demora da autarquia em enviar o projeto para a Câmara, a direção da entidade teve que ir à Sobral para novamente se reunir com o presidente do SAAE e cobrar a implementação dos reajustes negociados e aprovados pela categoria.
 “A campanha teve que ser estendida além do limite para que os trabalhadores pudessem alcançar melhorias. O SAAE criou muitos impasses. Esperamos que nas próximas negociações haja uma mudança de postura da direção da autarquia. Diante de todas as dificuldades, o saldo da campanha foi positivo”, avalia Jadson Sarto, presidente do Sindiagua.
O Sindiagua continuará na luta para serem atendidas outras reivindicações da categoria, entre elas a implantação do plano odontológico, do plano de saúde para os pais dos servidores, a entrega de EPIs para os empregados, a alteração da descrição do cargo nos crachás dos motoristas (como está previsto em lei 1150/2012) e a aquisição e novas motos para o setor de Corte e Religação. “São demandas da categoria que precisam ser ouvidas pelo SAAE e que podem ser atendidas independente da campanha salarial. Seguiremos na luta pelos direitos dos trabalhadores”, reforça Carlos Sá, secretário de comunicação do Sindiagua.
 

Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Versão para impressão Página inicial Voltar


Sindiagua - Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Ceará
Rua Solón Pinheiro, 745, Centro • Fortaleza/CE • CEP 60.050-040  |  Fone: (85) 3254-4097
www.igenio.com.br