13/08/2015

Câmara Municipal de Sobral aprova reajuste dos trabalhadores do SAAE

A Câmara Municipal de Sobral aprovou no dia 10/08 projeto de lei que estabelece o reajuste de 7% na remuneração dos trabalhadores do SAAE de Sobral. A nova lei também garante reajuste de 8% no vale-alimentação e um aumento no auxílio-filho excepcional que vai para R$ 834,16. Todos os pagamentos dos novos valores são retroativos a janeiro, mês da data-base da categoria. O Sindiagua está cobrando o SAAE para que a diferença seja paga em apenas uma parcela.
Com a aprovação do projeto, foi concluída a mais longa e uma das mais difíceis campanhas salariais da história do SAAE. Isto porque a direção da autarquia, durante cerca de seis meses, se negou a apresentar qualquer proposta reajuste, dificultando o diálogo e criando impasses desnecessários. Vários prazos apresentados pelo SAAE foram descumpridos, numa demonstração de desrespeito com os trabalhadores. A categoria foi obrigada a entrar em estado de greve no mês de abril, quando foi realizada uma mobilização na entrada da autarquia. A direção do Sindiagua também concedeu entrevistas a rádios locais cobrando do SAAE o diálogo e o atendimento da pauta de reivindicações da categoria.
A pressão dos trabalhadores surtiu efeito e a direção do SAAE apresentou sua proposta no início de julho. Os reajustes aprovados pela Câmara Municipal foram negociados na sede Sindiagua, em reunião do diretor presidente do SAAE com a direção do sindicato. Ainda assim, diante da demora da autarquia em enviar o projeto para a Câmara, a direção da entidade teve que ir à Sobral para novamente se reunir com o presidente do SAAE e cobrar a implementação dos reajustes negociados e aprovados pela categoria.
 “A campanha teve que ser estendida além do limite para que os trabalhadores pudessem alcançar melhorias. O SAAE criou muitos impasses. Esperamos que nas próximas negociações haja uma mudança de postura da direção da autarquia. Diante de todas as dificuldades, o saldo da campanha foi positivo”, avalia Jadson Sarto, presidente do Sindiagua.
O Sindiagua continuará na luta para serem atendidas outras reivindicações da categoria, entre elas a implantação do plano odontológico, do plano de saúde para os pais dos servidores, a entrega de EPIs para os empregados, a alteração da descrição do cargo nos crachás dos motoristas (como está previsto em lei 1150/2012) e a aquisição e novas motos para o setor de Corte e Religação. “São demandas da categoria que precisam ser ouvidas pelo SAAE e que podem ser atendidas independente da campanha salarial. Seguiremos na luta pelos direitos dos trabalhadores”, reforça Carlos Sá, secretário de comunicação do Sindiagua.