30/09/2015

Previdência e processos trabalhistas são debatidos pelo Conselho de Representantes

Além da crise hídrica, a reunião do Conselho de Representantes, realizada nos dias 10 e 11 de setembro, também debateu outros temas, entre eles a nova fórmula 85/95 para aposentadoria, criada com a Medida Provisória 676 do Governo Federal. Na ocasião, a economista do Dieese contratada pelo Sindiagua, Elizama Paiva, tirou dúvidas da categoria sobre a regra. A fórmula 85/95 significa que o trabalhador pode se aposentar, com 100% do benefício, quando a soma da idade e tempo de contribuição for 85, no caso das mulheres, e 95, no caso dos homens. O tempo mínimo de contribuição para elas é de 30 anos e, para eles, de 35 anos. Vários conselheiros aproveitaram o momento para fazer simulação de aposentadoria.
Os advogados Markes Raphael e Eduardo Aragão fizeram uma apresentação sobre o trabalho desenvolvido pela assessoria jurídica do Sindiagua e atualizaram os conselheiros acerca dos processos trabalhistas que se encontram em tramitação na Justiça do Trabalho e na Justiça Estadual, como o cálculo das horas extras, que está em fase de execução de setença.
No segundo dia da reunião, os trabalhadores apresentaram informes sobre o andamento das campanhas salariais, além de demandas da categoria.
Durante os informes, os conselheiros elogiaram a reforma da sede do Sindicato, que ganhou nova pintura e mais espaços nos dormitórios, estacionamento, além de uma área para realização de plenárias, assembleias e atividades culturais denominada Espaço Cultura e Luta.