Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Versão para impressão Voltar Página inicial

 Notícias

23/05/2018

Iniciada negociação da campanha salarial 2018. Confira um resumo da primeira reunião.

Foi realizada, no último dia 21, a primeira rodada de negociação da campanha salarial 2018 dos trabalhadores(as) da Cagece. Mais da metade cláusulas da pauta de reivindicações foram discutidas, o que fez com que a reunião fosse longa, com momentos de discussões difíceis. O resultado ficou distante do que os trabalhadores almejam. “A grande maioria das reivindicações discutidas nessa reunião representavam pouco impacto financeiro para a Cagece e mesmo assim já enfrentamos dificuldades. A gente espera que a Companhia se mostre mais aberta a valorizar o trabalhador(a) para que as negociações avancem na próxima reunião, quando serão discutidas as reivindicações de maior interesse da categoria, como o reajuste salarial”, avalia Jadson Sarto, presidente do Sindiagua.
A Gratificação de condução de veículo foi um dos pontos debatidos. A direção do Sindiagua contestou a opção da Companhia em reajustar o benefício somente pelo INPC, especialmente diante da alta vertiginosa da gasolina.
Houve um debate longo também em duas reivindicações que tentam proteger a categoria de efeitos perversos da reforma trabalhista.  A primeira prevê que as rescisões dos empregados da Cagece sejam homologadas pelo Sindicato. A segunda proíbe que gestante e lactantes trabalhem em áreas insalubres. A entidade lembrou que ambas reivindicações não oferecem custo algum para a empresa e trazem segurança para empregado(a) e empregador. Num primeiro momento, a direção da Companhia negou as reivindicações e não aceitou as argumentações da entidade. Mas ao final do debate, aceitou deixar as questões pendentes para reavaliar.
A reivindicação de novo concurso público também gerou uma discussão longa.  O presidente da entidade cobrou que houvesse um planejamento para que sejam feitos novos certames com o objetivo de fortalecer a Companhia, ampliando o quadro de funcionários próprios (especialmente de nível técnico). A Cagece não quis precisar quando faria novos concursos. O presidente do Sindicato alertou que ao não planejar o reforço da sua equipe de empregados, a direção da Cagece reduz o tamanho da empresa e só contribui para fortalecer o projeto de privatizar a água por meio de PPP. “Esperamos que isso mude”, reforça Jadson.

SINDIAGUA CONSEGUE GARANTIR MANUTENÇÃO DAS CONQUISTAS JÁ ALCANÇADAS

Entre os raros avanços na reunião está a garantia da validade do acordo vigente, o que é fundamental para a manutenção das conquistas já alcançadas ao longo da história, tendo em vista que a reforma trabalhista do Governo Temer coloca em risco os direitos dos trabalhadores a cada nova negociação. Outra melhoria obtida na reunião foi a aceitação da inclusão da fita glicêmica no rol de produtos da cláusula de reembolso de medicamentos. Porém ainda há muito para avançar.

CONFIRA A ATA DA PRIMEIRA REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO PUBLICADA EM NOSSO BOLETIM INFORMATIVO CLICANDO AQUI.
 

Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Versão para impressão Página inicial Voltar


Sindiagua - Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Ceará
Rua Solón Pinheiro, 745, Centro • Fortaleza/CE • CEP 60.050-040  |  Fone: (85) 3254-4097
www.igenio.com.br