14/09/2008

Festejo revive a história de um sindicato combativo

O sentimento do dever cumprido. Essa foi a tônica do discurso do coordenador-geral do Sindiagua, Jessé Pimentel, na festa dos 25 anos da entidade, no Clube da Clube da Caixa Econômica (CEF), em Messejana, na noite dia 14 de agosto.

Jessé lembrou ser oriundo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Quixeramobim e que assumiu a direção da entidade consciente da missão de conduzir o Sindiagua e lutar por melhorias para os trabalhadores do saneamento. Confessou ter encontrado dificuldades, mas que vem buscando enfrentar os desafios, “com a cabeça erguida”, desenvolvendo esforços para que o Sindicato trilhe no caminho certo. Por último, ressaltou sua alegria em participar, juntamente com toda a categoria, das comemorações alusivas aos 25 anos, que também estão se desenvolvendo no Interior do Estado.

CONQUISTAS - A noite foi marcada, ainda, pelos pronunciamentos de diversos personagens sem os quais o Sindiagua não seria o que é hoje. Personagens que não só ajudaram a fundar a entidade como atuaram de forma determinante às conquistas alcançadas para a categoria e ao sucesso de campanhas desenvolvidas pelo Sindiagua em defesa da água como um bem público e por uma sociedade mais justa e democrática.

Sérgio Novais, o primeiro presidente da entidade, e os ex-coordenadores Paulo Pequeno e João Viana, e, também, o ex-presidente e secretário-geral, Lula Morais, recordaram um pouco da história dos 25 anos do Sindicato, que vai muito além do corporativismo.

Paulo Pequeno frisou sua preocupação com os desafios futuros e com a luta contra a privatização da água e contra as ameaças das elites de tomar a Prefeitura de Fortaleza, nas próximas eleições. Sérgio Novais ressaltou a construção “conjunta’’ que representa o Sindiagua, lembrou os muitos embates para garantir melhores condições de trabalho aos filiados e, sobretudo, ressaltou que “o momento é comemorar e, principalmente, unir forças”. João Viana e Lula Morais citaram a combatividade do Sindicato e o papel que representa participação da categoria nessa trajetória de conquistas.