08/02/2019

Solidariedade ao povo de Brumadinho e punição aos responsáveis

A direção do Sindiagua manifesta solidariedade à população de Brumadinho (MG) e às vítimas da tragédia causada pelo rompimento da Barragem, no dia 25 de janeiro. A entidade se soma aos que têm cobrado esclarecimentos e punições aos responsáveis por este crime gravíssimo, de impactos sociais, econômicos e ambientais incalculáveis.
Vidas, comunidades agrícolas e ribeirinhas, o abastecimento de água e ecossistemas da região foram destruídos, somente três anos após a tragédia de Mariana (MG). Uma tragédia anunciada que mostra o quão maléfico pode ser o modelo de mineração brasileiro, a forma como a natureza é explorada, as deficiências na fiscalização das obras de grande impacto e as privatizações. O lucro e o capital de empresas privatizadas (como a Vale, que foi vendida no período mais nefasto do neoliberalismo) e o descaso público não podem passar por cima da natureza e da humanidade. Fica mais uma vez  a lição.
Foto: Andre Penner