08/07/2019

Sindiagua: 36 anos de luta!

Há 36 anos, os trabalhadores e trabalhadoras de saneamento no Ceará se uniram para lutar por seus direitos e criaram uma associação que posteriormente se tornaria o Sindicato dos Trabalhadores(as) em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Ceará (Sindiagua). A entidade surgia em um período intenso, de retomada do movimento sindical após a ditadura e de defesa da liberdade. De lá pra cá, não foram poucas as batalhas e conquistas em favor do(a) trabalhador(a) e, também, do povo cearense, pois a luta em defesa da água, do meio ambiente e do saneamento público é de toda a sociedade.
Em defesa da categoria, o Sindiagua encampou diversas lutas por melhorias nas condições de trabalho, pela realização de concursos públicos e pelo fortalecimento da Cagece, Cogerh, SAAEs e SAAEC enquanto instituições públicas a serviço da sociedade.
E na defesa da universalização do acesso à água e esgoto, o Sindiagua travou inúmeros embates ao longo de sua história. Entre eles, a luta firme e permanente para que o setor de saneamento permaneça público e para que água seja tratada como um direito humano, que deve ser garantido a cada cidadão e cidadã, não podendo ficar sujeito a interesses privados.
Essa luta tem sido vitoriosa. Desde lá atrás, quando vencemos os interesses neoliberais que na década de 1990 quiseram privatizar a água, até os dias de hoje, quando vencemos (juntamente com a mobilização nacional de inúmeras entidades de classe) as Medidas Provisórias 844 e 868 do Governo Federal. Ao longo desse tempo, a luta contra a privatização do saneamento passou por vários embates e continua firme, sempre tendo um Sindiagua aguerrido, fazendo jus a sua história, estando ao lado da categoria para que as forças políticas e econômicas não tornem a água uma mercadoria que atenda aos interesses de poucos, em detrimento da população.
Nesses 36 anos completados hoje (8/07), Sindagua cresceu na luta e se tornou uma referência no movimento sindical, representando hoje mais de 2000 trabalhadores da Capital e do Interior, da Cagece, Cogerh, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saaes) e da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (Saaec). Temos muito o que comemorar, mas também muito a conquistar. Por isso, aproveitamos a data para renovarmos nosso compromisso com a história do Sindiagua em defesa do(a) trabalhador(a), do meio ambiente e do acesso universal ao saneamento público de qualidade.
Parabéns aos trabalhadores do saneamento no Ceará!  Vida longa ao Sindiagua!