Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Versão para impressão Voltar Página inicial

 Notícias

24/07/2019

Campanha salarial: Após reunião com o presidente da Cagece, Sindiagua convoca assembleia para categoria avaliar proposta da Companhia

Em reunião realizada no último dia 22/07, a direção do Sindiagua discutiu com o presidente da Cagece, Neuri Freitas, e o corpo diretor da Companhia a pauta de reivindicações da campanha salarial da categoria. A negociação foi longa, com momentos de impasses.

Um dos pontos que gerou bastante debate foi o plano de saúde. Conforme relatado pela Cagece, há uma preocupação com a sustentabilidade do plano, tendo em vista que (segundo a Companhia) anualmente o benefício representa um custo superior a R$ 30,7 milhões. Inicialmente a Cagece propôs aumentar a participação do empregado no pagamento do benefício para os dependentes pais, avós e bisavós. Também seria suspensa, a partir do Acordo Coletivo deste ano, a inclusão de novos dependentes (pais, avós e bisavós). A direção do Sindiagua criticou a proposta e, após muita discussão, a empresa recuou e fez uma nova proposição, retirando os pais dos empregados(as) da sua proposta inicial. Assim, o plano continuaria da forma atual para titulares, cônjuge, filhos(as) e pais. A proposta da Cagece ficou desta maneira:

1) No caso de titular e dependentes pais, filhos(as) e cônjuges, não haveria alteração no Plano, permanecendo como está no Acordo Coletivo em vigor.
2) Avós e bisavós continuam no plano com a participação do empregado da seguinte forma:
a) Até 15 salários mínimos, participação do empregado com o percentual de 50%;
b) Acima de 15 até 20 salários mínimos, participação do empregado com o percentual de 75%;
c) Acima de 20 até 25 salários mínimos, participação do empregado com o percentual de 80%;
d) Acima de 25 salários mínimos, participação do empregado com o percentual de 100%
e) Suspensa a inclusão de novos dependentes avôs e bisavós.

Em relação ao PCR, a empresa se comprometeu em finalizar e implantar o plano até agosto de 2020. Na proposta inicial, a empresa não havia dado prazo para implantação do PCR.
Sobre o auxílio-creche e educação, além do reajuste pelo INPC, após insistência do Sindiagua, houve um avanço na proposta com o aumento da idade do(a) filho(a) que tem direito ao benefício, passando de 16 para 17 anos.

O vale-alimentação e o vale-lanche também foram discutidos e a empresa apresentou uma nova proposta de reajuste: INPC + 1%. Por fim, em relação ao reajuste salarial, a proposta ficou 5,07 % (INPC).

A direção do Sindiagua está convocando a categoria para, em assembleia geral, avaliar a proposta apresentada pela Cagece após as rodadas de negociação da campanha salarial. A assembleia será realizada no dia 26/07, na Praça do Vaqueiro, às 7:30h em primeira convocação e às 8h em segunda e última chamada. Publicamos neste informativo o edital de convocação.

CONFIRA O EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL DA CATEGORIA
Pelo presente, em cumprimento ao que determina o Artigo 20, inciso VI, letra “a” do estatuto desta entidade sindical, fica convocada a categoria dos trabalhadores da Cagece  para Assembleia Geral Extraordinária, que se realizará aos 26 (vinte e seis) dias do mês de julho do ano 2019, na PRAÇA DO VAQUEIRO, em frente ao n° 1030, da Rua Lauro Vieira Chaves, bairro Vila União, Fortaleza/CE, às 7:30h (sete horas e trinta minutos), em primeira convocação, com 2/3 (dois terços) dos interessados e às 8h (oito horas), em segunda e última chamada, com qualquer número dos interessados para discutirem e deliberarem sobre a seguinte ordem do dia:

1 – ANALISAR E DELIBERAR SOBRE A PROPOSTA APRESENTADA PELA EMPRESA COM VISTAS AO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2019/2020
2 – DEFINIR OS RUMOS A SEREM TOMADOS PELA CATEGORIA EM CASO DE FRUSTAÇÃO DAS NEGOCIAÇÕES DA CAMPANHA SALARIAL 2019.

Diretoria Executiva
Jadson Sarto A. Oliveira de Pontes – Presidente
Fortaleza, 23 de julho de 2019


RESUMO DA PROPOSTA DA CAGECE:


 

Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Versão para impressão Página inicial Voltar


Sindiagua - Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Ceará
Rua Solón Pinheiro, 745, Centro • Fortaleza/CE • CEP 60.050-040  |  Fone: (85) 3254-4097
www.igenio.com.br