17/12/2019

Reunião conselho de representantes debate luta contra a privatização/PPP

Foi realizada nos dias 5 e 6 de dezembro a reunião do conselho de representantes do Sindiagua. No primeiro dia, foi feita uma avaliação da luta contra a privatização/PPP da água, em especial das viagens que a entidade fez à Brasília ao longo do ano pra tentar barrar o Projeto de Lei 3261/19. Outro assunto debatido foram os impactos da reforma da previdência do Governo Bolsonaro. Foram tiradas dúvidas, em especial sobre as regras de transição.
FGTS - A ação judicial do Sindiagua relativa ao FGTS também foi discutida com a presença da assessoria jurídica da entidade. Na ocasião, os representantes do escritório jurídico com o qual o Sindiagua possui contrato esclareceram que a ação pretende fazer com que a Caixa aplique o índice correto sobre o FGTS, corrigindo a inflação e garantindo o patrimônio do trabalhador. Desde 1999 a Caixa vem aplicando índices que não repõem ao menos a inflação, gerando prejuízos ao trabalhador. A assessoria jurídica está aguardando uma decisão do STF que terá implicação na ação ingressada pela entidade, já que será definido um índice a ser aplicado.
No segundo dia, os conselheiros participaram do ato na Assembleia Legislativa contra a privatização/PPP da água, durante o lançamento do Pacto pelo Saneamento.