As campanhas salariais seguem em andamento no interior do Estado e a direção do Sindiagua tem dado apoio para que os(as) trabalhadores(as) alcancem suas conquistas. Além do suporte da assessoria jurídica e da subseção do Dieese contratada pelo Sindicato, a direção da entidade segue realizando visitas aos municípios. No último dia 27, foram visitadas Quixeramobim e Canindé.
Em Quixeramobim, pauta de reivindicações da categoria foi discutida e aprovada e, no mesmo dia, protocolada junto ao SAAE, em reunião ocorrida com o presidente da autarquia. Os(as) trabalhadores(as) aproveitaram para revisar e tirar dúvidas sobre a proposta de PCCR que foi elaborada pelo Sindiagua. Participaram das reuniões a representante sindical Elaine Vieira, os diretores Goreti Araújo, João Viana e o técnico da subseção do Dieese Ítalo Costa.
Os diretores Paulo Pequeno e Antônio Oliveira foram à Canindé participar da primeira reunião de negociação, juntamente com representantes dos trabalhadores da base, entre eles o diretor Antônio Cláudio Saraiva e o delegado Francisco José Soares (Dedé). É a segunda vez que a direção do Sindicato vai à Canindé neste ano.
A reunião de negociação foi com o secretário municipal de finanças e o superintendente do SAAE. Foram alegadas dificuldades financeiras enfrentadas pelo SAAE. A direção do Sindicato defendeu o fortalecimento da autarquia no sentido de garantir sua sustentabilidade e, consequentemente, o atendimento das reivindicações dos trabalhadores(as). O Sindicato avisou que a categoria não aceitará sair das negociações sem avanços. Os representantes do SAAE e da Secretaria de Finanças se comprometeram em conversar com a Prefeita da cidade e dar um retorno à categoria com brevidade.
CAMPANHA FECHADAS – Algumas campanhas salariais já foram finalizadas, como na SAAEC e no SAAE de Morada Nova. Neste último, a categoria obteve um reajuste de 6% no salário e de 3,75% no vale-alimentação. O auxílio-educação foi para 300 reais. E foi assumido o compromisso de emissão do laudo de insalubridade em até 60 dias. Na SAAEC, entre as conquistas alcançadas está o aumento no vale-alimentação, que passou de 200 para 400 reais.
ENDEREÇO
Rua Solón Pinheiro, 745
Centro – Fortaleza/CE
CEP 60.050-040