Nota da direção do Sindiagua sobre as eleições no Brasil: NESTAS ELEIÇÕES, VOTE A FAVOR DA DEMOCRACIA E DOS(AS) TRABALHADORES(AS)

43

A atual conjuntura política do Brasil e do mundo torna as eleições deste ano ainda mais decisivas. Temos atravessado um período tenebroso, com crises econômica, política, social e ambiental. E não foi apenas a pandemia global a única responsável pelo cenário de imensas dificuldades que estamos vivenciando. A verdade é que os efeitos da crise sanitária foram aprofundados por um completo descaso e desrespeito do atual (des)governo com o povo brasileiro, que negligenciou a pandemia, atrasou a compra de vacinas, demonstrou desprezo pela vida e é adepto de uma cartilha econômica que só amplia as desigualdades.
Quem ocupa hoje o comando do Brasil esteve durante quatro anos muito mais preocupado em agradar seus seguidores e a elite econômica do que em governar. O País viu a pobreza voltar a crescer, trabalhadores(as) perderem direitos e poder de compra, a desigualdade social aumentar rapidamente, as políticas privatistas excludentes retornarem, o desmatamento aumentar, além de constantes ameaças à democracia. Mais que isso: a onda ultraconservadora, com políticos que se autoproclamam salvadores da pátria, só fomentou o que há de pior: truculência contra opositores e a liberdade de imprensa, forte autoritarismo, crescimento de uma violenta cultura armamentista e preconceito.
Portanto, mais do que eleger governantes e parlamentares, o que está em jogo é se queremos ou não manter o País em uma perigosa e cruel escalada perversa de desumanidade e autoritarismo.
Diante do exposto, a direção do Sindiagua, estando à frente de uma entidade que sempre defendeu a democracia, a justiça social, o serviço público de qualidade e os(as) trabalhadores(as), convida a categoria a refletir sobre o momento que vivemos e votar em candidaturas (do executivo e do legislativo) que estejam mais alinhadas às lutas populares do campo democrático e que defendam a classe trabalhadora.
Vote com consciência! Vote a favor da democracia, da paz e dos(as) trabalhadores(as)!

A DIREÇÃO – SINDIAGUA/CE
30 de setembro de 2022