Reunião da MENP debate demandas dos trabalhadores da Cagece

101

Em reunião da Mesa de Negociação Permanente (Menp), Sindiagua e Cagece debateram uma série de reivindicações da categoria. Confira um resumo:

Participação nos Resultados (PR) – O Sindiagua solicitou informações sobre o andamento da apuração dos indicadores corporativos da Cagece e cobrou o detalhamento das metas. A entidade lembrou que o detalhamento das metas é necessário para submeter à aprovação da categoria em assembleia geral, conforme prevê o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2025. Também foi cobrado que a empresa analisasse a proposta da distribuição igualitária na remuneração para o adicional do PR Acelerador. A comissão da Cagece na Menp apresentou os resultados parciais da PR. A Companhia informou que encaminhará ao Sindicato a proposta da PR para o ACT.

Revisão das gratificações dos Supervisores I, II, III e IV – A direção do Sindicato cobrou a revisão das gratificações dos supervisores I, II, III e IV. A Cagece informou que foi encaminhado no dia 30 de julho à Aesbe uma solicitação de pesquisa para verificar o cenário das gratificações pagas em outras companhias estaduais do Brasil. O Sindigua solicitou que fosse dado um prazo para a devolutiva da Aesbe.

 PRSP – A entidade solicitou a lista de inscritos no PRSP e possível data de saída. O Sindicato requereu ainda que fosse apresentada a lista dos(as) empregados(as) que solicitaram a inscrição após o prazo. Os representantes da Cagece informaram que em setembro saiu a última turma de 2024. A previsão é que em novembro/2024 seja publicada a lista de saída de 2025. Foi informado que a lista de inscritos no prazo será encaminhada ao Sindicato.

Empréstimo de férias e da antecipação da parcela do décimo terceiro – O Sindiagua relatou que a categoria tem cobrado o retorno do empréstimo de férias. A Cagece informou que a demanda segue suspensa. O Sindiagua vai enviar ofício à presidência da Companhia cobrando uma solução para a reivindicação. Em relação à antecipação do 13º salário, a Cagece informou que foi retomada na folha de fevereiro/2024.

Serviços da Ambiental Ceará – A direção do Sindicato cobrou esclarecimentos sobre a responsabilidade com os serviços da Ambiental Ceará e solicitou que fosse feita uma apresentação sobre as metas do Marco regulatório sob responsabilidade de serem atingidas pela Ambiental Ceará. A Cagece se comprometeu em agendar um momento para esta apresentação e enfatizou que a Companhia atua no acompanhamento dos serviços, na fiscalização e melhoria dos serviços contratados.

Diárias – A entidade lembrou que a questão das diárias havia sido resolvida, depois de muita luta do Sindicato junto com a categoria, tendo em vista os baixos valores que eram pagos pela Cagece, e que espera que a categoria não seja prejudicada, cabendo à Companhia encontrar uma solução para que não haja retrocessos. O Sindicato solicitou esclarecimentos sobre a aplicação do Decreto Estadual das diárias. A Cagece informou que atualmente a diária está sendo paga no valor do Decreto a partir de 120 Km, sem ter desconto referente a alimentação e sem pagamento de complementação. A Companhia encaminhou ofício a Seplag solicitando esclarecimentos sobre dúvidas em relação ao decreto. Sindicato pediu uma cópia do ofício enviado à Seplag. O presidente do Sindiagua, Jadson Sarto, criticou o fato de o decreto do Governo do Estado ter incluído as empresas de economia mista, como Cogerh e Cagece. A entidade cobrou da Cagece celeridade para que a questão seja resolvida sem prejuízos aos trabalhadores(as). O Sindicato vai continuar na luta cobrando, como sempre fez.