Sindiagua cumpre agenda de visitas no interior do Estado para defender reivindicações dos trabalhadores

169

A direção do Sindiagua cumpriu agenda de visitas no interior do Estado nos dias 19, 20 e 21 de julho para se reunir com trabalhadores(as) dos SAAEs de Quixeramobim, Solonópole e Iguatu, da SAAEC e da Ambiental Crato. O intuito das visitas foi debater e defender reivindicações dos(as) trabalhadores(as). Os diretores João Viana, Maria Goreti e Amauri Furtado representaram a direção do Sindicato nas visitas. Confira abaixo um resumo.

Quixeramobim – No dia 19/07, o Sindicato se reuniu com trabalhadores(as) e posteriormente com o superintendente do SAAE José Ronilson. A categoria estava desde abril, quando a pauta de reivindicações da campanha salarial foi protocolada, esperando uma reunião de negociação. Na reunião no SAAE, a direção da autarquia ficou de se reunir com o prefeito para avaliar as reivindicações e, posteriormente, apresentar uma proposta de acordo. O Sindicato e os trabalhadores(as) também cobraram a implantação do PCCR e protocolaram ofício solicitando informações para que a entidade possa atualizar a proposta de Plano que já havia sido protocolada. O superintendente do SAAE se comprometeu em enviar as informações solicitadas.

Solonópole – a categoria está também desde abril, mês em que a pauta de reivindicações da campanha salarial foi protocolada, esperando uma reunião de negociação. Diante da demora, a direção do Sindicato foi à Prefeitura e conseguiu se reunir com o chefe de gabinete do Prefeito, Marcos Ruan Bezerra. Foram apresentadas as demandas da categoria e o chefe de gabinete se comprometeu em agendar uma reunião do Prefeito com os(as) trabalhadores(as). Também houve compromisso de enviar ao sindicato documentação para elaboração do PCCR da categoria.

SAAEC – a direção do Sindiagua se encontrou com representantes sindicais da SAAEC no dia 20/07 para discutir demandas do Acordo Coletivo que está em vigor

AEGEA/Ambiental Crato – no dia 20/07, o Sindiagua se reuniu com trabalhadores(as) no auditório do Sindicato dos Comerciários do Crato para debater a proposta de Participação no Lucro e Resultados (PLR) apresentada pela empresa após reivindicação da entidade e da categoria. Houve o entendimento de que a proposta possui algumas inconsistências, com metas que não condizentes e, em alguns pontos, não abrange a categoria de maneira uniforme. O Sindiagua solicitou uma reunião com a AEGEA/Ambiental Crato para tratar do assunto. Outro ponto levantado na reunião com os(as) trabalhadores(as) foi a dificuldade de uma parcela da categoria em acessar o contracheque por meio do aplicativo da empresa. O Sindiagua defendeu junto ao representante da empresa que seja oferecida a opção de acesso ao contracheque impresso para quem desejar. Outra questão discutida foi o banco de horas. Há queixas de trabalhadores(as) que se sentem prejudicados(as) com a exclusão de horas no aplicativo.

SAAE Iguatu – Em Iguatu, o Sindicato se reuniu com a superintendente do SAAE Adriana Martins Lima e debateu demandas da categoria. A entidade apresentou ofício solicitando a liberação dos(as) trabalhadores(as) para assistir aos jogos da seleção brasileira feminina que está disputando a Copa do Mundo de Futebol. Houve ainda uma reunião com a categoria para tratar de demandas como uma revisão no PCCR e a dificuldade em ter acesso ao Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), documento essencial para comprovar o direito do(a) trabalhador(a) à aposentadoria especial e outros benefícios previdenciários. O Sindiagua já solicitou por ofício o atendimento destas demandas e seguirá cobrando uma solução para elas. Também foi discutida a emissão do laudo de insalubridade, tendo em vista que alguns trabalhadores(as) estão se sentindo prejudicados neste ponto. A campanha salarial dos(as) trabalhadores(as) do SAAE de Iguatu este ano conquistou um reajuste salarial de 19%, pagos de forma parcelada.