Principais bandeiras de luta

UNIVERSALIZAÇÃO DO SANEAMENTO PÚBLICO

A entidade foi uma das organizações pioneiras na luta contra a privatização da água na década de 1990, sempre defendendo o acesso ao saneamento como um serviço público e um direito que deve ser garantido a todos(as) com qualidade. Essa luta segue firme até os dias de hoje, diante da constante pressão do mercado para entregar a gestão do acesso à água a interesses privados.

GARANTIA DOS DIREITOS DOS(AS) TRABALHADORES(AS)

Na defesa dos(as) trabalhadores(as), o Sindiagua, juntamente com a categoria, tem conseguido obter conquistas históricas, sempre lutando por salário digno, melhores condições de trabalho e direitos sociais, como o acesso a plano de saúde e planos de cargos e carreiras.

PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

A entidade também tem um histórico de luta em defesa de políticas de planejamento urbano e de convivência com o semiárido que respeitem os recursos naturais e promovam um modelo de desenvolvimento sustentável, ecologicamente equilibrado e socialmente responsável.

DEMOCRACIA E JUSTIÇA SOCIAL

Por fim, o Sindiagua está sempre ao lados das organizações e movimentos sociais na defesa da democracia, da igualdade social e da garantia do acesso aos direitos fundamentais.