Campanha salarial: Cagece pede mais prazo ao Sindiagua antes de uma nova rodada de negociação. Sindicato cobra mais rapidez da direção da empresa

A direção do Sindiagua continua em contato com a Cagece, tentando agendar uma nova rodada de negociação da campanha salarial 2024. Nesta quarta (12), a entidade recebeu a informação de que a campanha salarial foi um dos temas pautados na reunião entre a diretoria e o Conselho de Administração da Companhia realizada na terça, dia 11. Na ocasião, os representantes do Conselho foram informados de que a proposta de acordo coletivo que havia sido apresentada pela Cagece foi rejeitada em assembleia da categoria realizada pelo Sindicato. A Companhia solicitou ao Sindiagua um tempo para fazer algumas simulações financeiras com base no que foi deliberado pelo Conselho de Administração sobre o assunto.

A direção do Sindiagua lembra que este ano deu início a campanha salarial bem mais cedo justamente para tentar dar mais celeridade, no entanto, o que vemos é a diretoria da empresa numa dependência do Conselho que só se reúne uma vez por mês e a categoria não pode ficar à mercê da dinâmica de trabalho e dos interesses dos acionistas da empresa. “Quando é pra cobrar resultados dos(as) trabalhadores(as) ou querer aplicar atos administrativos que podem prejudicar os(as) empregados(as), como as diárias, a Cagece não depende do Conselho de Administração, mas na hora de atender as demandas da categoria, precisa levar o assunto ao Conselho. É uma submissão seletiva”, critica Jadson Sarto, presidente do Sindiagua.

O Sindicato entende que a direção da Companhia deveria ter mais autonomia, chamar a responsabilidade e buscar construir uma proposta de acordo melhor aos trabalhadores(as).

A entidade continuará cobrando a Cagece, porque não é aceitável que a campanha salarial dos(as) trabalhadores(as) tenha que ficar travada, esperando uma diretoria ouvir um grupo de conselheiros que só se reúne uma vez por mês. O tempo do(as) trabalhador(as) não é o tempo dos acionistas. É preciso ter mais sensibilidade com as demandas da categoria

“Seguimos buscando da Cagece uma nova negociação e manteremos a categoria informada sobre os passos da campanha salarial em nossos canais de comunicação. Vamos lutar por avanços!”, afirmou Jadson Sarto, presidente do Sindiagua.