Campanha salarial: realizada reunião de negociação entre Sindiagua e AEGEA/Ambiental Ceará

A direção do Sindiagua se reuniu, essa quarta (19), com representantes da AEGEA/Ambiental Ceará para discutir a pauta de reivindicações da campanha salarial dos trabalhadores(as). Foi a segunda reunião entre Sindicato e empresa. Na primeira, realizada no dia 4 de setembro, o representante da AEGEA/Ambiental Ceará somente tirou dúvidas sobre a pauta da categoria. Nesta última reunião, a empresa apresentou sua proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

A reunião, que durou quase quatro horas de negociação, foi marcada por muito debate. Para reajuste salarial, a empresa propôs a aplicação 4,06%, que equivale à reposição da inflação do período. Já no auxílio-alimentação, foi proposto um reajuste de 5,06% (INPC + 1%).

Uma reivindicação que eles concordaram em atender foi a implantação da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), com regras a serem definidas após a homologação do ACT.

Todos os 28 itens da pauta de reivindicações foram bastante debatidos. Mais abaixo, divulgamos um resumo da proposta apresentada pela empresa.

A direção do SIndiagua solicitou uma nova rodada de negociação para tentar buscar melhorias na proposta de Acordo. “Vamos insistir na negociação, buscando o diálogo, para ver se a empresa valoriza mais os trabalhadores(as). Temos recebido relatos de insatisfação da base sobre salários e condições de trabalho e a AEGEA/Ambiental Ceará precisa estar atenta a isso. Após essa nova rodada, vamos ver se há algum avanço na proposta apresentada para que possamos levar à categoria em assembleia”, destaca Jaddson Sarto, presidente do Sindiagua.

O Sindicato sempre prioriza o diálogo. Mas a entidade não deixará de usar outros instrumentos de luta, como mobilizações, se for necessário e a categoria assim desejar.

CONFIRA A PROPOSTA DA EMPRESA:

Vigência e Data base – Manutenção da data base Agosto, com vigência de 2 anos e negociação de itens econômicos em agosto de 2025.

Piso salarial – reposição de 100% do INPC do período = 4,06%

Reajuste salarial – reposição de 100% do INPC do período = 4,06%

Insalubridade – Manutenção de pagamento nos termos da legislação.

PLR – Estabelecimento de programa de PLR 2024 AEGEA, cláusula em ACT e minuta específica nos termos apresentados na reunião.

Auxílio alimentação – Reposição de 100% do INPC do período, 4,06% + 1% = 5,06%

Vale transporte – manutenção da legislação aplicada ao VT.

Assistência médica – Manutenção do modelo, 80/20.

Banco de horas – manutenção do modelo atual.

Hora extra – manutenção do modelo atual conforme legislação.

PCCR – Apresentação detalhada do trilhas, plano estruturado para cargos e salários da AEGEA, já em atuação.

Ausência justificada – considerar definição de item de ausência paternidade, prorrogação de +15 dias em caso de nascimento de filhos (20 dias).

Taxa Assistencial – prerrogativa do Sindicato, nos termos da legislação vigente.

Inclusão de cláusula EPI: A Empresa compromete-se, a fornecer aos seus empregados uniformes e equipamentos de proteção individual e coletivo, bem como a realizar a manutenção ou substituir os equipamentos e uniformes danificados, devendo os empregados e a chefia imediata zelarem pela sua guarda, conservação e correta utilização, conforme os fins a que se destinam, observada a legislação vigente, em especial o art. 158 e seu parágrafo único e o art. 462 da CLT.

Inclusão de cláusula de Treinamento: A Empresa compromete-se a dedicar-se no Programa de Treinamento dos empregados, cujas bases e prioridades serão estabelecidos através de um programa desenvolvido pela Gerência de Desenvolvimento de Pessoas.

Inclusão de Cláusula PLR: Com fundamento no art. 7º, inciso XI da Constituição Federal, a Empresa e o Sindicato firmarão acordo de PLR específico, contendo as metas e critérios para pagamento da PLR para exercício 2024.