Movimento sindical coleta assinaturas suficientes para criação da Frente Parlamentar em Defesa do Saneamento Público

Uma campanha do movimento sindical do setor de saneamento, que contou com a participação do Sindiagua, mobilizou vários parlamentares do Congresso Nacional a assinarem requerimento para que possa ser instituída a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Saneamento Público. Até a tarde desta quarta-feira (14), 200 parlamentares, entre deputados e senadores, assinaram o pedido de criação da Frente, ultrapassando o número mínimo necessário de 198 assinaturas.

A direção do Sindiagua, juntamente com vários sindicatos do País puxados pela FNU, contribuiu com a coleta de assinaturas entrando em contato com os gabinetes dos parlamentares. Ao todo, 10 deputados(as) cearenses assinaram até o momento o requerimento de criação da Frente que é de autoria dos Deputados Joseildo Ramos (PT BA), Daniel Almeida (PCdoB BA), Guilherme Boulos (PSOL SP), Bohn Gass (PT RS), João Daniel (PT SE), Leonardo Monteiro (PT MG) e Fernando Mineiro (PT RN).

O intuito do movimento sindical é que a Frente atue defendendo o saneamento como direito essencial, que não pode ficar à mercê de interesses privados, e que o setor seja universalizado como um serviço público e de qualidade, com tarifas justas.

O deputado federal José Airton Cirilo, um dos parlamentares procurados pelo Sindiagua, ressaltou a importância da instalação da Frente: “É uma grande conquista dos trabalhadores e dirigentes do setor, incluindo o Sindiagua que procurou nosso mandato para que assinassemos o requerimento de criação da Frente. Após quatro semanas intensas de luta no Congresso Nacional, alcançamos uma vitória extraordinária da classe trabalhadora e da sociedade civil organizada. Essa Frente será um instrumento fundamental para avançarmos nas lutas e conquistas em prol da universalização do saneamento. É um momento histórico que demonstra a força e o empenho de todos os envolvidos nessa causa tão importante para o país.

A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Saneamento Público já tem data marcada para o seu lançamento: 11 de julho, às 17h, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

Com informações da FNU