Acordo Coletivo de Trabalho dos cagecianos é homologado

O Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2022/2023 dos(as) cagecianos(as) foi assinado e homologado no dia 16 de setembro, junto à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE). Após aprovado pela categoria, a redação do ACT passou por um processo de revisão feito pelos representantes da Cagece e Sindiagua, com a participação das assessorias técnica e jurídica da entidade. “A revisão da redação do ACT é praticamente um novo processo de negociação com a empresa. O documento teve que voltar 03 vezes para ajustes. Foi necessária uma reunião presencial do Sindicato com a comissão da Cagece para fechar a redação”, relata Jadson Sarto, presidente do Sindiagua.
A Cagece informou que a tabela do PCCR 2022 e os reajustes do ACT serão implantados em setembro, já as diferenças retroativas das cláusulas financeiras serão pagas na folha de outubro.
O ACT foi aprovado pelos (as) trabalhadores(as) em assembleia geral realizada no dia 02/09, após cinco reuniões de negociação.
A direção do Sindiagua parabeniza a todos(as) que participaram do processo de negociação e lembra que a luta por melhorias não se encerra na campanha salarial. “Foi uma campanha difícil, até por que, seguindo a decisão da categoria tomada na assembleia de aprovação da pauta de reivindicações, tivemos que discutir o novo PCCR com a Cagece em quase todas as reuniões de negociação. Podemos dizer que tivemos um Acordo satisfatório dentro da conjuntura atual e se compararmos com os acordos firmados nas demais companhias estaduais do Brasil, pois obtivemos efetivamente mais resultados positivos a citar por exemplo: a renovação do plano de saúde, ampliação da licença maternidade, inclusão de doenças para filho com necessidades especiais (TDA e TDHA), dentre outras. Porém, temos total consciência de que há muito a ser conquistado. E é sempre importante lembrar que o Sindiagua está à disposição para receber demandas e sugestões de trabalhadores(as) para apresentar à Cagece e discutir, por exemplo, em reuniões da Menp”, destaca Jadson.
Em breve o Sindiagua fará a distribuição da publicação com a íntegra do ACT junto à categoria, além de disponibilizar no site da entidade.