Acordo Coletivo dos trabalhadores da AEGEA Ambiental Ceará é homologado e já está em vigor

O Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos(as) trabalhadores(as) da AEGEA/Ambiental Ceará foi assinado e homologado junto à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE). Com isso, as cláusulas previstas no ACT já estão em vigor.

O Acordo foi aprovado pelos trabalhadores da AEGEA/Ambiental Ceará em votações realizadas em três assembleias, ocorridas nas unidades de trabalho de Fortaleza, Maracanaú e Juazeiro do Norte no início de fevereiro. O resultado final da votação teve 84% da categoria favorável à proposta, 14% contrários e 2% se abstiveram.

A campanha contou com duas rodadas de negociação. A primeira proposta da empresa havia sido rejeitada pela categoria. Após nova negociação com a direção do Sindiagua, a proposta aprovada conta com os seguintes avanços:

• Reajuste de 8% no Vale Alimentação passando de R$660,00 para R$ 712,80 (retroativo a 01 de agosto de 2023)
  • Realização de pagamento de um bônus no valor de um salário nominal de cada colaborador da área operacional, proporcional ao tempo de trabalho em 2023 (CTPS) nas empresas Ambiental Ceará I e II – a ser creditado até o Mês de abril /24.
  • Manutenção integral de todas as demais cláusulas do acordo coletivo

“Esse é o primeiro Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos(as) trabalhadores(as) da AEGEA/Ambiental Ceará. É um primeiro passo de uma luta que está começando. Sabemos que temos muito que avançar para melhorar as condições salariais e de trabalho na empresa. E isso será possível com a união da categoria com o Sindicato!”, ressalta Jadson Sarto, presidente do Sindiagua.