Ameaça de privatização da água em Morada Nova causa indignação

Está circulando em Morada Nova a notícia de que o SAAE pode ser privatizado por meio de uma Parceria Público Privada (PPP) entre a Prefeitura Municipal e uma empresa coreana. O assunto já foi, inclusive, tema de discussões no plenário da Câmara Municipal, com vozes se opondo à possível medida. A direção do Sindiagua, juntamente com os trabalhadores do SAAE, vem a público manifestar sua posição contrária a qualquer tipo de privatização do serviço de saneamento.
“Com o Governo do golpista Temer, o fantasma da privatização ganhou forma em todo o Brasil. Em todo o mundo não faltam casos que mostram que entregar a água nas mãos da iniciativa privada não é um bom negócio. Mais de 200 cidades dos cinco continentes reestatizaram o serviço de saneamento, após as privatizações terem causado aumentos de tarifas, queda na qualidade dos serviços e demissões”, alerta Jadson Sarto, presidente do Sindiagua. ‘‘Vamos nos opor a essa medida, assim como estamos fazendo com o Governo Federal e o Governo Estadual que pretendem fazer uma PPP da água nas regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri’’, conclui.
A direção do Sindiagua cobra explicações da Prefeitura de Morada Nova e pede que sociedade e trabalhadores permaneçam alertas para combater qualquer tipo de privatização da água. ‘‘Não é possível que a prefeitura de Morada Nova vá se aliar a uma política privatista do Governo Temer que persegue trabalhadores e não tem aceitação do povo’’, lembra Jadson. O Sindiagua reforça: água é um direito e não mercadoria! Um bem público e necessário à vida não pode ficar nas mãos de quem só pensa no lucro.