Após acordo firmado com Sindiagua, Cagece efetua pagamento retroativo de adicional de periculosidade a grupo de cagecianos que estava sem receber o benefício

Uma importante conquista foi alcançada para um grupo de oito trabalhadores(as) da Cagece que estavam, juntamente com o Sindiagua, reivindicando da empresa pagamento retroativo de adicional de periculosidade. A Companhia informou ao Sindicato que o pagamento foi efetuado na folha de fevereiro, cumprindo um acordo extrajudicial que foi firmado e homologado, junto ao Tribunal Regional do Trabalho, em outubro de 2023.

A Companhia havia suspendido o pagamento do adicional no período de dezembro de 2019 a março de 2021 de um o grupo colaboradores. Diante disso, o Sindiagua passou a reivindicar uma solução para o problema e, em duas reuniões da direção do Sindicato (com a presença do presidente Jadson Sarto e do diretor jurídico Marcus Vinicius) com o presidente da Companhia, Neuri Freitas, o assunto foi tratado e o acordo negociado, garantindo o pagamento. Uma das reuniões contou, inclusive, com a participação de representantes do grupo de trabalhadores. Conforme o acordo celebrado, os valores devidos representam um montante de quase 300 mil reais.

“O presidente da Cagece e a direção da empresa compreenderam que se tratava de uma questão que deveria ser resolvida administrativamente, evitando assim um passivo trabalhista na justiça. Então agradecemos a paciência dos trabalhadores que souberam esperar as negociações e agradecemos a direção da Companhia que compreendeu a situação e retificou a questão que estava afetando os colaboradores. Muitas vezes, é melhor procurar o diálogo e a razão em vez de agir por impulso, para solucionar os problemas”, ressalta Jadson Sarto, presidente do Sindiagua.

O pagamento do adicional de periculosidade é mais uma conquista do Sindiagua e da categoria que foi conseguida administrativamente, na base do diálogo e da insistência do Sindicato, inclusive fora da campanha salarial, demonstrando que a entidade luta a todo momento para defender os trabalhadores. Vale lembrar outro exemplo: em janeiro de 2023, o Sindiagua conseguiu de forma administrativa atualizar o valor das diárias dos(as) cagecianos(as) que estava defasado há vários anos. O assunto era tratado em todas as campanhas salariais. Foi uma conquista histórica (o valor das diárias mais que dobrou) alcançada com insistência do Sindicato, paciência da categoria e diálogo até se chegar a uma solução e acordo, sem necessidade de acirramentos. “A luta sindical é travada de várias formas e procuramos sempre analisar a situação com calma para saber o momento e a forma certa de agir, dependendo de cada caso”, avalia Jadson.

Assim como o pagamento retroativo do adicional de periculosidade e das diárias que foram resolvidos, outras reivindicações da categoria vêm sendo tratadas pelo Sindiagua com a Cagece. Manteremos os trabalhadores informados sobre o atendimento das demandas.