Após longa reunião de negociação, Cagece recua em reajuste de 7% que achatava salário da categoria e propõe 9,83% (INPC)

Em reunião com a direção do Sindiagua, o presidente da Cagece, Neurisângelo Freitas, aceitou rever a proposta inicial da Companhia que achatava o salário da categoria. Na última reunião de negociação, a comissão da empresa havia proposto um reajuste de 7%, o que provocou uma reação forte do Sindiagua e crítica dos trabalhadores. A nova proposta de reajuste salarial apresentada pela Cagece foi de 9,83%, que equivale à inflação do período.
A reunião com a presidência realizada, na tarde do dia 09/06, se estendeu até às 19h. Vários pontos geraram longas discussões. O debate e a insistência do Sindiagua fez a empresa rever a proposta inicial de outras cláusulas, além do reajuste salarial. A Companhia apresentou nova proposta também para o vale-alimentação e o vale-lanche. Neste caso, o índice proposto foi de 13%, o que aumentou o vale-alimentação para R$43,00 e o lanche para R$8,04. Em relação à gratificação natalina, a empresa propôs aumento de 11 para 14 vales.
Foi proposto ainda reajuste no auxílio-creche educação que passou para R$ 535,00 por cada filho. Houve proposta de reajuste também na gratificação por condução de veículo que passou para R$366,00 e na quilometragem que ficou em R$1,16 para carro e R$0,46 para moto. A primeira proposta da empresa foi de reajuste zero para estes dois itens.
Outro ponto que teve longa discussão foi a promoção dos empregados novatos para nível II. O presidente da Cagece afirmou que o momento financeiro da empresa é bastante delicado e que nos próximos meses a situação pode agravar. Segundo ele, não poderia assumir novas reivindicações da categoria, o que poderia comprometer inclusive o reajuste salarial. Diante disso, se comprometeu em discutir o assunto na próxima campanha salarial e de enviar o novo PCR para o Conselho de Administração ainda neste ano. Também se comprometeu de apresentar nova proposta de metas na próxima semana para o pagamento da PR de 2016, a ser paga em 2017, em caso de atingimento das metas.
A direção do Sindiagua publica abaixo edital de convocação de assembleia geral, que acontecerá na próxima quinta (16/06), quando a categoria vai analisar e votar a proposta da Cagece. “A participação da categoria nesse momento de definição da campanha salarial é de extrema importância”, ressalta Jadson Sarto, presidente do Sindiagua.

CONFIRA RESUMO DA PROPOSTA FINAL DA CAGECE
Reajuste salarial: 9,83%
Vale-alimentação: 22 vales de R$ 38,00 (R$836,00) para 22 vales de R$43,00 (R$ 946,00)
Gratificação natalina: De 11 (R$ 418,00) para 14 vales (R$602,00). Variação de 44%.
Vale-lanche: de R$ 7,12 para R$ 8,04
Auxílio-creche educação: de R$ 487,53 para R$ 535,00 por filho
Utilização de veículos próprios (quilometragem): de R$1,06 para R$1,16 (carro) e de R$0,42 para R$ 0,46 (moto)
Gratificação por condução de veículos: de R$ 333,91 para R$ 366,00
Auxílio-moradia: de R$ 537,37 para R$ 575,00 (gerentes ou coordenadores, encarregados de núcleo ou supervisor 4) e de R$ 429,03 para R$ 460,00 (demais empregados).
Abono-aniversário (cláusula nova): empregado pode gozar de um dia de folga, no período de trinta dias a contar do seu aniversário.
Ausência-justificada (licença paternidade): de 8 para 20 dias
Auxílio-funeral: de 2,5 para 3 pisos salariais
Auxílio portador de necessidades especiais (filho e empregado): de R$ 950 para R$1.050 (variação de 10,5%), com inclusão de portador de HIV e Síndrome de Guillain Barré

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
Pelo presente, em cumprimento ao que determina o Artigo 20, inciso VI, letra “a”, c/c o Artigo 31, inciso XI, do estatuto desta entidade sindical, ficam convocados todos os empregados da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – CAGECE, para Assembleia Geral Extraordinária, que se realizará aos 16(dezesseis) dias do mês de junho do ano 2016, na PRAÇA DO VAQUEIRO, em frente ao n° 1030, da Rua Lauro Vieira Chaves, bairro Vila União, Fortaleza/CE, às 7:30h (sete horas e trinta minutos), em primeira convocação, com 2/3 (dois terços) dos interessados e às 8h (oito horas), em segunda e última chamada, com qualquer número dos interessados para discutirem e deliberarem sobre a seguinte ordem do dia:
1 – ANALISAR E DELIBERAR SOBRE A PROPOSTA APRESENTADA PELA EMPRESA COM VISTAS AO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2016/2017
2 – DEFINIR OS RUMOS A SEREM TOMADOS PELA CATEGORIA EM CASO DE FRUSTAÇÃO DAS NEGOCIAÇÕES DA CAMPANHA SALARIAL 2016.

Diretoria Executiva
Jadson Sarto A. Oliveira de Pontes-Presidente