Após muita luta, PCCR dos trabalhadores do SAAE de Jaguaribe começa a ser implantado

O Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos(as) trabalhadores(as) do SAAE de Jaguaribe começou a ser implantado no mês de janeiro. A conquista da categoria veio após anos de luta e diálogo entre Sindiagua, trabalhadores e a direção da autarquia. A proposta de plano foi elaborada pelo Sindicato e vinha sendo negociada desde 2016. Em novembro de 2020 o Plano foi aprovado na Câmara Municipal com implantação prevista a partir de janeiro deste ano.
Na última terça (08), a convite do Sindiagua, representantes da direção do SAAE e dos trabalhadores vieram à sede da entidade em Fortaleza para receber um documento com orientações sobre o enquadramento dos(as) trabalhadores(as) no Plano. “Foi uma conquista histórica e é preciso valorizar a luta do Sindicato e dos trabalhadores, bem como a abertura ao diálogo junto à direção do SAAE”, ressalta Jadson Sarto, presidente do Sindiagua.
Representando a direção do SAAE, participaram da reunião Jander Robson Bezerra Gomes Jr e José Damasio Nogueira. Já pelo Sindiagua, além do presidente Jadson Sarto, participaram os diretores Goreti Araújo, Antônio Oliveira, João Viana, o assessor jurídico Rafhael Markes e a assessora técnica em Economia, Elizama Paiva. Aldenor Queiroz de Menezes e Francisco Elidenes Da Silva estiveram presentes representando os trabalhadores da autarquia.
Luta por PCCRs segue firme – o Sindiagua segue na luta para que os(as) trabalhadores(as) do saneamento em outros municípios possam ter o PCCR. A entidade está em diálogo com a categoria e as direções dos SAAEs. O Sindicato, através da sua assessoria técnica, tem elaborado propostas de plano, mas é preciso primeiro receber informações e documentações dos SAAEs. Esse é o segundo PCCR implantado nos Saaes, o primeiro foi em Morada Nova. Em Solonópole a proposta de plano foi protocolada em janeiro junto à prefeitura e o Sindicato está aguardando retorno.
Mais uma vez reforçamos que essa é uma luta que precisa cada vez mais do reconhecimento da importância do PCCR pelos gestores e também da unidade da categoria para conseguir alcançar seus objetivos.