Cagece e Cogerh de fora da lista de concursos do Governo do Estado

17

O Governo do Estado anunciou, no último dia 23, a realização de concursos para o serviço público estadual com vagas definidas. Foram contemplados os seguintes órgãos: a Secretaria da Educação (Seduc), a Secretaria da Justiça (Sejus), a Polícia Civil, o Detran e a Polícia Militar (PM). Fruto das intensas reivindicações dos trabalhadores, os concursos são importantes para fortalecer a qualidade do serviço público. Mas fica a pergunta: por que até agora a Cagece e a Cogerh não figuram na lista dos escassos concursos públicos anunciados pelo Governo do Estado?
“Há 10 anos não é realizado um concurso público na Cagece. Na Cogerh a situação não é diferente. O Sindiagua e a categoria vêm reivindicando a realização de concurso público sistematicamente e em todas as campanhas salariais, sem nunca ser atendido. È incompreensível que o setor de saneamento, que tem impactos diretos na saúde pública, no desenvolvimento urbano das cidades, no meio ambiente, na geração de emprego e renda, no turismo e na qualidade de vida dos cearenses, não seja visto como prioridade pelo Governador do Estado”, questinou Jadson Sarto, presidente do Sindiagua. Matéria recente do Diário do Nordeste afirmou que o Ceará ocupa a 5a posição no NE em investimentos no setor de saneamento Na comparação com o restante do País o Estado cai para a 14o lugar. Os dados são de 2009, do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis). “O governador não pode mais adiar essa pauta, pois milhares de cearenses estão sendo fortemente prejudicados com a falta de saneamento”, completou Jadson.
Ao tomar conhecimento do anúncio feito pelo governador, o Sindiagua enviou um novo ofício ao Secretário das Cidade solicitando a realização de concurso para a Cagece com brevidade. A direção do sindicato continuará atenta e lutando por essa importante reivindicação da categoria.