Cagece mantém sua proposta de alteração das regras para pagamento da PR 2021. Sindiagua convoca assembleia para categoria deliberar. Saiba como paticipar da assembleia.

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Em reunião presencial realizada na última quarta (16), na sede da Cagece, a Companhia reiterou sua proposta de alteração das regras da Participação nos Resultados (PR) relativa ao ano de 2021. Segundo a empresa, a proposta de pagamento proporcional do benefício, incluindo o indicador de Avaliação de Desempenho Individual, foi o caminho encontrado pela Companhia para possibilitar o pagamento da PR, já que a meta da margem EBTIDA, considerada o gatilho do benefício, não foi atingida.
Na reunião, solicitada pela direção do Sindiagua, a entidade voltou a defender, como saída, a revisão da margem EBTIDA a fim de garantir que a categoria possa receber a PR, sem necessidade de alterar as regras vigentes do benefício. O Sindicato propôs que a empresa considerasse no cálculo da PR somente o valor orçado com causas judiciais e não o que foi efetivamente contingenciado, o que seria suficiente para atingir o gatilho. A entidade voltou a lembrar que o artigo 9º do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) ampara legalmente a Cagece a rever a margem EBTIDA. A Cagece, no entanto, negou a proposta do Sindicato, informando que ela não teria sido aceita pelo Conselho de Administração. A empresa assegurou que a mudança nas regras da PR seria válida apenas para a competência do ano de 2021.
“Essa proposta da Cagece foi apresentada já bem no final do ano passado e mesmo com pouco tempo, nós buscamos de todas as formas sensibilizar a empresa para pagar a PR dentro das regras vigentes. Tivemos três reuniões presenciais (uma delas com o presidente da Companhia) e protocolamos ao menos três ofícios, inclusive propondo alternativas”, relembra Jadson Sarto, presidente do Sindiagua. Diante do que está posto, a direção do Sindicato precisa realizar assembleia, tendo em vista que se trata de uma cláusula contida no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) aprovado pela categoria e registrado no Ministério do Trabalho e Emprego. Para alterar o ACT, é necessário convocar a assembleia, até para que a decisão seja tomada de forma democrática. Assim, a assembleia geral virtual ocorrerá no dia 24 de fevereiro às 14h em primeira chamada e às 14:30h em segunda chamada, para debater e deliberar com os(as) trabalhadores(as) a proposta da Cagece. “Caberá à categoria aceitar ou não a forma de pagamento da PR apresentada pela Companhia. Vale ressaltar que a proposta de mudança dos indicadores para pagamento da PR 2021 é da direção da empresa e Conselho de Administração. A assembleia é soberana para decidir”, ressalta Jadson.

Como ainda estamos em pandemia, para evitar aglomerações que geram riscos à saúde dos(as) trabalhadores(as) e facilitar a participação dos(as) empregados(as) que estão no interior ou em teletrabalho, a assembleia será realizada em formato eletrônico, através da plataforma Zoom. É necessário fazer uma inscrição prévia por meio de formulário on-line. As inscrições poderão ser feitas de 21/02 até 11h do dia 24/02, por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSebd68fJb8ZM5ILwK63oB8sVusIEcZ4LdMehjDJcLO3FB3q8A/viewform

Sobre a proposta da Cagece para o pagamento da PR 2021

– Na proposta apresentada pela Cagece são incluídos novos indicadores, entre eles a Avaliação de Desempenho Individual. Segundo informado pela Cagece, a avaliação seguiria a Norma Interna SAD 040 – Gestão de Desempenho, passando pela análise dos gestores, subordinados e pela autoavaliação. No caso de colaboradores(as) que não são gestores, a nota final da avaliação é composta por 60% da avaliação feita pelo gestor e 40% da autoavaliação. O(a) empregado(a) deve ter no mínimo 90 dias ininterruptos de trabalho durante o ano de 2021. O indicador de Avaliação de Desempenho Individual que está sendo proposto pela Cagece tem um peso de 18,5% no cálculo da PR. A avaliação será realizada no período de 1 a 30 de março no portal RH.
Com a alteração, caso ela seja aprovada pela categoria, o pagamento da PR não será igualitário em termos percentuais, pois dependerá do resultado da Avaliação de Desempenho Individual. A mudança seria válida apenas para a PR de 2021.

COMO PARTICIPAR DA ASSEMBLEIA GERAL VIRTUAL
1) Para ingressar na sala virtual onde ocorrerá a assembleia será necessário realizar inscrição prévia no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSebd68fJb8ZM5ILwK63oB8sVusIEcZ4LdMehjDJcLO3FB3q8A/viewform, através do qual o participante fará um cadastro. A inscrição pode ser feita de 21/02 até as 11h do dia 24/02. Só deverão ser aceitas as inscrições feitas dentro deste prazo.
2) Após a inscrição, o link da sala virtual para participar da assembleia será enviado para o e-mail e/ou whatsapp do participante inscrito. O envio deve começar a ser feito com dois dias de antecedência da assembleia.
3) Em caso de não conseguir acesso à inscrição, favor informar por e-mail (sindiagua@sindiagua.org.br), direct no instagram (@sindiagua), pelo telefone fixo do Sindicato (85 3254.4097) ou whatsapp: (85) 99999.2715.

Confira abaixo o edital de convocação para a Assembleia Geral publicado em jornal de grande circulação.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – CAGECE
Em cumprimento ao que determina o Artigo 20, inciso VI, letra “a” do estatuto desta entidade sindical, fica convocada a categoria dos trabalhadores da Cagece para Assembleia Geral Extraordinária que será realizada em formato virtual, no dia 24 de fevereiro de 2022, às 14h (quatorze horas), em primeira convocação, com 2/3 (dois terços) dos interessados e às 14:30h (quatorze horas e trinta minutos), em segunda e última chamada, com qualquer número dos interessados para discutirem e deliberarem sobre a seguinte ordem do dia:

1 – DELIBERAR SOBRE A PROPOSTA APRESENTADA PELA DIREÇÃO DA CAGECE PARA O PAGAMENTO DA PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS (PR) DE 2021.

Informamos que a Assembleia Geral e suas deliberações serão realizadas via plataforma ZOOM e que o ingresso na sala de reunião só será possível e permitido a partir de inscrição prévia a ser feita de 21/02 até 11h do dia 24/02, através do link que será disponibilizado no site (www.sindiagua.org.br) e redes sociais do Sindiagua (www.instagram.com/sindiagua e www.facebook.com/Sindiagua).

Os participantes inscritos receberão por e-mail e/ou whatsapp o link para participar da assembleia geral.

Diretoria Executiva
Jadson Sarto A. Oliveira de Pontes – Presidente
Fortaleza, 18 de fevereiro de 2022