Campanha Salarial: após nova reunião com presidente da Cagece, Sindiagua convoca Assembleia Geral da categoria para avaliar proposta da empresa

A direção do Sindiagua se reuniu pela segunda vez com o presidente da Cagece para tratar das reivindicações da campanha salarial da categoria. A segunda reunião, realizada na última sexta (26/06), foi um encaminhamento tirado das visitas que o Sindiagua fez aos locais de trabalho, quando ouviu a opinião dos trabalhadores sobre a proposta de Acordo Coletivo até então apresentada pela empresa. Entre as cláusulas discutidas nesta nova rodada de negociação com o presidente da Cagece, estavam: reajuste salarial, reajuste do vale-alimentação, auxílio creche/educação e as promoções.
No início da reunião, o presidente da Companhia afirmou que, diante da crise hídrica e econômica vivenciada no País e das dificuldades financeiras, havia chegado ao limite do que poderia oferecer aos trabalhadores. A direção do Sindiagua insistiu e conseguiu tirar melhorias em algumas das cláusulas debatidas.
A nova proposta de reajuste para o Vale-alimentação foi de 11,76%. Com isso, o benefício que hoje corresponde a 22 vales-alimentação de R$ 34,00 (R$ 748,00) passa para 22 vales de R$ 38,00 (R$ 836,00). O Vale-lanche também recebeu proposta de reajuste de 11,76% e seu valor unitário passou de R$ 6,37 para R$ 7,12.
Já a Gratificação Natalina – que antes correspondia a oito vales que totalizados somavam R$272,00 – com a nova proposta passa para 11 vales, totalizando R$418,00 (aumento de 53,67%). Desta forma, no mês de dezembro, os trabalhadores receberão R$ 1.254,00 em vales-alimentação.
Houve também um aumento para 15 anos na idade dos filhos de trabalhadores que têm direito ao auxílio-creche educação. Em relação às promoções, após muita discussão e insistência do Sindiagua, a Cagece chegou à proposta de, juntamente com o Sindicato, elaborar um mecanismo para fazer com que os trabalhadores que foram prejudicados neste ano com a regra do Plano de Cargos e Remuneração (PCR) vigente possam ser promovidos em 2016. Além disso, a empresa, afirmou que a implantação do novo PCR deverá acontecer em 2016. Diante disso, a Companhia assegurou que buscará promover todos os trabalhadores por antiguidade no ano que vem. A partir daí, haverá uma promoção a cada ano, alternando promoção por mérito e por tempo.
A direção do Sindiagua lançou edital de convocação da Assembleia Geral dos trabalhadores para avaliar a proposta apresentada pela empresa. A Assembleia acontecerá na Praça do Vaqueiro (em frente à sede da Companhia), no dia 01/07, às 7:30h em primeira convocação (com 2/3 da categoria) e às 8h em segunda e última chamada.
O edital de convocação foi publicado em jornal de grande circulação e o texto pode ser conferido neste informativo. Durante a assembleia, a direção do Sindicato apresentará o resultado alcançado na proposta de Acordo Coletivo apresentada pela Cagece, após seis rodadas de negociação, sendo duas com o presidente da Companhia.
O Sindiagua divulga abaixo o roteiro dos ônibus que levarão os trabalhadores para participar da a Assembléia Geral em frente à sede da Cagece

Confira os roteiros dos ônibus para a Assembleia Geral na sede da Cagece

ROTEIRO 1 – Cagece Conjunto Ceará (Rua 751, 3ª. Etapa, S/N) e Cagece Pici (Av. Carneiro de Mendonça, S/N) com destino a Cagece Sede (Av. Laura Vieira Chaves, 1030 – Aeroporto).

ROTEIRO 2 – Cagece José Walter (Av. D, n° 530, 2ª Etapa) com destino a Cagece Sede (AV. Lauro Vieira Chaves, 1030 – Aeroporto).

ROTEIRO 3 –  Cagece Aldeota (Rua João Cordeiro, 2445, esquina com Antônio Sales) com destino a Cagece Sede (Av. Lauro Vieira Chaves, 1030 – Aeroporto).

Os três ônibus aguardarão para retorno nos locais de origem da seguinte forma:
SEDE – PICI / CONJUNTO CEARÁ
SEDE – ALDEOTA
SEDE – JOSÉ WALTER

CONFIRA TEXTO DO EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL DOS TRABALHADORES DA CAGECE

CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
Pelo presente, em cumprimento ao que determina o Artigo 20, inciso VI, letra “a”, c/c o Artigo 31, inciso XI, do estatuto desta entidade sindical, ficam convocados todos os empregados da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – CAGECE, para Assembleia Geral Extraordinária, que se realizará no dia 1º de julho de 2015, na PRAÇA DO VAQUEIRO, em frente ao n° 1030, da Rua Lauro Vieira Chaves, bairro Vila União, Fortaleza/CE, às 7:30h (sete horas e trinta minutos), em primeira convocação, com 2/3 (dois terços) dos interessados e às 8h (oito horas), em segunda e última chamada, com qualquer número dos interessados para discutirem e deliberarem sobre a seguinte ordem do dia:

1 – ANALISAR E DELIBERAR SOBRE A PROPOSTA APRESENTADA PELA EMPRESA COM VISTAS AO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2015/2016
2 – DEFINIR OS RUMOS A SEREM TOMADOS PELA CATEGORIA EM CASO DE FRUSTAÇÃO DAS NEGOCIAÇÕES DA CAMPANHA SALARIAL 2015.

Fortaleza, 29 de junho de 2015.

Diretoria Executiva
Jadson Sarto A. Oliveira de Pontes – Presidente