Campanha salarial chega ao fim com importantes benefícios conquistados pelos trabalhadores

Os trabalhadores da Cagece encerraram a campanha salarial ao aprovarem por ampla maioria, em Assembléia Geral realizada no dia 1º de julho, as propostas discutidas na última reunião de negociação envolvendo a empresa e o Sindiagua. A assembléia contou com grande participação dos empregados, mesmo num dia chuvoso. A direção do Sindiagua considerou que os resultados da campanha foram bastante positivos. “Foram várias as dificuldades impostas pela empresa ao longo da campanha, mas conseguimos avançar”, avalia Jadson Sarto, coordenador Geral do Sindiagua. O reajuste salarial e dos vales lanche e alimentação ficou em 5,49%. No caso dos vales, houve um ganho real de 5%, tendo em vista que o aumento foi superior à inflação da cesta básica no período. Apesar das reivindicações da categoria, a legislação eleitoral impediu um aumento superior no salário. Ao tomar conhecimento disso, na última reunião de negociação realizada no dia 30 de junho, o Sindiagua conseguiu junto à Cagece ampliar importantes benefícios sociais, especialmente relacionados à saúde do trabalhador. Foi aprovada uma redução significativa do valor pago pelos trabalhadores ao plano de saúde. Em boa parte dos casos, o benefício passará a ser totalmente gratuito. Merece destaque também a cláusula relativa ao reembolso de medicamentos de uso contínuo. Com o novo acordo, não há mais limite de valor para o reembolso, dentro das condições já previstas no acordo atual. Também houve importantes melhorias no auxílio-creche. O benefício aumentou de R$ 270,00 para R$ 300,00 e a idade de cobertura dos filhos de funcionários passou de 7 para 10 anos. Já a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) passou de 100% para 110%. Com a mudança, pela primeira vez os trabalhadores podem chegar a receber 100% da PLR. Antes o valor recebido chegava a aproximadamente 90%. O Sindiagua aguarda da Cagece o texto final do Acordo Coletivo 2010/2011 para divulgar todas as conquistas da campanha salarial.