Campanha salarial: realizada reunião de negociação com presidência da Cagece

Foi realizada nesta sexta (26) a reunião de negociação com o presidente da Cagece, Neuri Freitas. Foi a quinta rodada de negociação da campanha salarial 2022. Na reunião, após insistência do Sindiagua, inclusive em contatos feitos ao longo das últimas semanas, a Companhia aceitou rever a proposta inicial de reajuste para as cláusulas de impacto financeiro que foi de apenas 7,40%, índice bem abaixo da inflação do período. A nova proposta de reajuste, depois da negociação com a direção do Sindicato, ficou em 12,47% para Salário, Auxílio-creche educação, Gratificação por condução de veículos, Quilometragem, Auxílio-moradia e Auxílio-filho necessidade especiais. O percentual corresponde à inflação do período da data-base da categoria (de maio de 2021 a abril de 2022). Já para o vale-alimentação, também após insistência do Sindiagua, a proposta de reajuste foi de 13,47%.

Vários outros itens foram discutidos na reunião, sempre com o Sindiagua buscando melhorias para a categoria. A Cagece informou que a empresa precisa ter cuidados financeiros, tendo em vista as várias novas exigências que estão sendo impostas às companhias estaduais com as mudanças recentes na legislação do saneamento. Conforme o novo marco regulatório do setor, aprovado no Governo Bolsonaro, caso as Companhias não cumpram as exigências estabelecidas, há um risco enorme de o serviço de água e esgoto ser transferido para a iniciativa privada pelo Governo Federal.

A direção do Sindiagua irá realizar na próxima semana a assembleia para a categoria avaliar e deliberar sobre a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Na segunda (29) a entidade publicará o edital de convocação e as instruções para participar da assembleia.

💧💦 *Nossos canais*

Site: 🌐 www.sindiagua.org.br