Campanha salarial: veja como foi a primeira reunião de negociação entre Sindiagua e Cagece

A primeira reunião de negociação da campanha salarial dos trabalhadores da Cagece, realizada na última sexta (08/05), não trouxe avanços. Um dos principais pontos discutidos foi o novo PCR que, apesar de constar no ACT há pelo menos dois anos, até o momento não foi implantado. A pauta de reivindicações aprovada pela categoria pede que o Plano seja implantado em até 90 dias após a homologação do ACT. A Cagece informou que o setor jurídico da empresa está avaliando se é necessário criar uma lei para a implantação do PCR. Nesse caso, propôs aumentar o prazo para 180 dias, após publicação do plano em lei. O Sindiagua manifestou posição contrária à proposta da empresa. O presidente do Sindicato, Jadson Sarto, lembrou que quando o Governo do Estado quis alterar a lei de criação da Cagece (permitindo que a Companhia se associe a empresas privadas para prestar o serviço de saneamento) todos os trâmites burocráticos foram resolvidos em pouco tempo, inclusive com tramitação em regime de urgência na Assembleia Legislativa. “Quando se trata de uma demanda para beneficiar o trabalhador, os processos da Cagece sempre foram lentos”, criticou Jadson. O assunto ficou pendente e será rediscutido.
Vários outros pontos da pauta, entre eles Turno de revezamento, Participação nos Resultados (PR) e Concurso Público, também geraram debates prolongados e ficaram de ser rediscutidos. Sobre o concurso, Cagece informou que está em estudo uma proposta de lei para que seja solicitado formalmente junto ao Governo do Estado a criação de novas vagas de trabalho. Porém a empresa se negou a incluir no ACT a garantia de convocação de todos os aprovados que estão no cadastro de reserva.
A próxima reunião está agendada para o dia 13/05. O Sindiagua pede que a categoria utilize o material da campanha salarial e que todos se mantenham mobilizados.
“O fato de grande parte da diretoria da empresa ser da Cagece sempre gera uma expectativa na categoria de ver suas reivindicações atendidas. Esperamos que isso se confirme nas próximas reuniões de negociação”, ressaltou Jadson.
Pelo Sindiagua, participaram da reunião o presidente Jadson Sarto, os diretores Antonio de Oliveira, Linaide Crispim, Gerson Martins, Cezar Motta, além da economista do Dieese Elizama Paiva e do advogado Carlos Aquila.

Confira a ata da reunião no nosso boletim impresso, clicando aqui.