Concurso público: uma necessidade urgente

Matéria recente publicada no último dia 27/09 no Diário do Nordeste mostrou mais uma vez o descaso do governo do estado com o saneamento. A reportagem apresenta dados do Instituto Trata Brasil e revela que Fortaleza caiu, mais uma vez, no ranking do saneamento, que compara os serviços nas 81 maiores cidades do Brasil referentes ao ano de 2009. Em 2003, quando a pesquisa começou a ser realizada, a Capital cearense ocupava a quinta colocação. Em 2009, Fortaleza caiu para a 32ª. O levantamento tem base no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), divulgado pelo Ministério das Cidades.
De acordo com o levantamento, a Capital cearense está abaixo da média nacional no atendimento de esgoto, com 46% das pessoas beneficiadas. Ainda segundo o Instituto Trata Brasil, em relação aos investimentos de 2009 das nove capitais nordestinas, Fortaleza aparece na 7ª posição, ganhando apenas de Natal e Aracaju. No que diz respeito às 81 cidades analisadas, Fortaleza foi a 46ª que mais investiu.
Esses dados demonstram mais uma vez a necessidade urgente de realizar concurso público. A empresa possui atualmente uma das maiores demandas de atendimento do Nordeste, mas, ao mesmo tempo, está entre as companhias da região com menor número de funcionários próprios.
CONCURSO VIABILIZA PLANO DE SAÚDE
O Sindiagua lembra que a realização do concurso pode ajudar inclusive a viabilizar um plano de saúde digno para os trabalhadores. “Com a contratação de novos profissionais, a média de idade dos funcionários da Cagece deve diminuir e isso representará também em uma queda no valor do plano pago por empregado”, avalia Jadson Sarto, presidente do Sindiagua. Jadson lembra que o governador, em conversa com o deputado estadual Lula Morais, havia assumido compromisso de equiparar o número de funcionários próprios da Cagece com o número de terceirizados. Hoje a empresa possui três terceirizados para cada funcionário. “Neste caso, entendemos que a companhia deve realizar um concurso para 2 mil vagas. Vamos ficar atentos”, destaca o presidente do sindicato.