Confira um resumo da última reunião da MENP

No dia 8 de setembro, representantes do Sindiagua e da Cagece se reuniram em mais uma reunião da Mesa de Negociação Permanente. Confira um resumo dos principais pontos discutidos:
Vale Cultura – Comissão da Cagece informou que houve o pregão no dia 02/09 para contratar a empresa que vai fornecer o cartão do Vale-cultura. As empresas participantes empataram em suas propostas, diante disto foi realizado sorteio no dia 08/09 que definiu uma empresa vencedora. Nesse momento a empresa está em fase de habilitação e análise de documento, etapas necessárias para cumprir os trâmites de contratação.
Estacionamento na Praça do Vaqueiro – A Cagece apresentou ao Sindiagua ofício da Infraero comunicando que foi feita uma licitação de empresa privada para exploração dos serviços do estacionamento da Praça do Vaqueiro. A referida empresa propôs à Cagece uma mensalidade no valor de R$ 80 reais para os trabalhadores da Companhia que quiserem estacionar o carro na Praça. A direção do Sindiagua solicitou verbalmente – e, posteriormente, por meio de ofício – que a Cagece subsidie o custo do estacionamento para os funcionários que não tem acesso ao estacionamento interno. Comissão levará pleito do Sindiagua à diretoria da Companhia.
Adicional de Penosidade – a Cagece informou que o estudo do Adicional de Penosidade já foi concluído e apresentado ao Diretor de Gestão Corporativa. O próximo passo é apresentar à Diretoria Coletiva da Companhia para deliberação. A expectativa, segundo informado pela Cagece, é de que na próxima reunião da MENP já tenha uma proposta a ser apresentada ao Sindiagua.
Processo Horas-extras – O processo está na fase de liquidação da sentença. A Justiça está fazendo os cálculos dos valores.
Acesso a ETA GAVIÃO – Sindiagua solicitou que a Cagece viabilize junto à Prefeitura a recuperação do pavimento de acesso às dependências da ETA Gavião. A entidade alertou que o atual estado da via compromete a segurança dos funcionários e até mesmo o tempo de acesso prejudicando a velocidade da manutenção.
Acesso do SINDIAGUA às dependências da Cagece – A direção do Sindiagua informou que os vigilantes não estavam permitindo acesso às dependências de funcionários integrantes da direção do Sindicato. Os representantes da Cagece informaram que está sendo elaborado uma norma interna para regulamentar o acesso às suas dependências, e que os representantes do Sindiagua serão colocados como visitantes especiais. A empresa solicitou que todos portem os crachás de identificação para cumprir a norma interna.
Reembolso Medicamentos – A direção do Sindiagua informou que médicos estão se recusando a fornecer a declaração com as informações que atestem que o medicamento é de uso contínuo, tendo em vista que a própria receita médica já é suficiente. A entidade questionou a necessidade da cobrança desta declaração. A Gepes informa que na Norma Interna se prevê um documento que mostre o quadro clínico do usuário e a necessidade de uso contínuo do medicamento. O Sindicato enviou ofício à Cagece apresentando as dificuldades que os trabalhadores estão encontrando para atender a norma interna e solicitando adequação na mesma para o cumprimento do Acordo Coletivo.
Concurso Público – Sindiagua cobrou a convocação de novos aprovados no concurso e a ampliação do cadastro de reserva, uma vez que alguns cargos, devido às convocações feitas, já contam com poucos nomes no quadro de reserva. O Sindicato informou que não há impedimentos jurídicos a esta demanda. A entidade solicitou também verificar a possibilidade de contratação de Técnico em Eletrotécnica, uma vez que foram chamados três técnicos e dois desistiram, quando no Edital estão previstas duas vagas. O Sindiagua alertou ainda que a lei exige que a cada 20 chamados para preencher vagas, um deve ser deficiente, e que este número está próximo. A entidade reforçou a necessidade de ampliar o quadro de vagas geral, para que novas convocações sejam efetuadas. Comissão da Cagece vai analisar o pleito.
Plano Odontológico – Sindiagua questionou novamente a possibilidade de a entidade ofertar o plano odontológico aos trabalhadores, mediante desconto em contracheque. A comissão da Cagece informou que este pedido foi levado ao Diretor de Gestão Corporativa, e que o mesmo pediu que o Sindiagua formalizasse este pedido através de processo administrativo, explicando com detalhes como seria este plano, para análise da Diretoria Colegiada.