Demandas dos cagecianos são debatidas em reunião da Menp

Durante a última reunião da Mesa de Negociação Permanente (Menp), Sindiagua e Cagece debateram demandas da categoria. Confira um resumo.

PRSP – O Sindiagua reivindicou a possibilidade de adesão ao PRSP de pessoas que não se inscreveram dentro período previsto pelo Programa e que estão enfermas (afastadas). A Cagece ressaltou que o prazo de adesão estabelecido  em Resolução de Diretoria já foi encerrado, mas solicitou a identificação dos casos e grau de enfermidade para avaliar.

PR – Acompanhamento de indicadores – foi solicitado informações sobre o andamento da apuração dos indicadores corporativos da Cagece. Companhia se comprometeu em passar a apuração ao Sindiagua

Remanejamento de trabalhadores do esgoto da Unidade Aldeota – Foi repassado à Cagece relatos de que empregados(as) que trabalhavam nas instalações da Cagece na Tibúrcio Cavalcante estariam sendo deslocados do local de trabalho de forma abrupta com a chegada da Ambiental Ceará. A Cagece assegurou que as instalações da Tibúrcio Cavalcante continuarão sendo utilizadas pela Cagece e que está havendo um remanejamento de empregados para outras áreas da Companhia.

Remuneração de profissionais diplomados químicos e arquitetos –  o Sindicato cobrou que o piso concedido aos engenheiros(as) seja estendido aos químicos e arquitetos do quadro de empregados, conforme Lei 4950-A/66. A Cagece informou que a Gepes encaminhou processo para consulta jurídica.

Promoções 2020/2021 – Sindicato solicitou que a Cagece avalie a possibilidade de apresentação de uma proposta de pagamento das promoções 2020/2021 que estão pendentes e na justiça. A Companhia afirmou que está aguardando o entendimento dos tribunais superiores sobre o assunto.

Condições de trabalho e gratificações dos gestores de núcleo – A direção do Sindiagua cobrou melhorias nas condições de trabalho e gratificações dos gestores de núcleo como forma de reconhecimento destes trabalhadores(as). Os representantes da Cagece informaram que foi realizado estudo preliminar sobre o assunto que será revisado para a Comissão apresentar ao Sindiagua. A entidade solicitou que o estudo seja apresentado e discutido com a entidade na próxima reunião da MENP.

Previsão de novas PPPs – Sindiagua questionou se a Cagece avalia realizar novas PPPs. Os(as) representantes da empresa afirmaram que estão sendo realizados estudos para novas PPPs nas áreas de esgoto em outros municípios e a DESSAL em Fortaleza. O Sindiagua cobrou informações detalhadas para avaliar e tomar posição.

Vale Cultura – a Cagece está sem pagar o vale-cultura desde fevereiro e o Sindiagua cobrou informações sobre o andamento da contratação do fornecedor do benefício. A empresa afirmou que até novembro a situação será regularizada. Quando for regularizado, o pagamento do benefício será retroativo a quem tem direito.

Vale alimentação/refeição –  o Sindiagua solicitou informações sobre a contratação da prestação do serviço dos vales alimentação e refeição. A Cagece informou que no período de 18 a 20 de outubro aconteceria a votação para a escolha do fornecedor do vale-alimentação e vale-refeição. O funcionário escolheria entre a Nutricash e a Sodexo. Durante o fechamento deste informativo o Sindicato recebeu a informação da Cagece de que a Sodexo foi escolhida pelos(as) empregados(as). A cobertura ofertada pela empresa será no mínimo a mesma do contrato anterior.

Reajuste tarifário – o Sindiagua solicitou informações sobre o cálculo do reajuste tarifário e questionou se o percentual atende as necessidades da empresa. Os representantes da Companhia disseram que a Cagece solicitou como revisão tarifária 29,94% e foi concedido 14,39%.