Depois de 3 anos e meio de seca, Governo do Estado finalmente faz campanha contra desperdício de água, mas deixa Cagece e Cogerh de fora.

Foram necessários mais de três anos de uma das piores estiagens da história do Ceará para o Governo do Estado acordar. Mas finalmente começou a ser veiculada a campanha de uso consciente da água promovida por quem tem a obrigação de orientar a população a reduzir o consumo e evitar o desperdício.
A realização de uma campanha pelo uso consciente da água foi reivindicada pelo Sindiagua há bastante tempo junto ao poder público. A entidade, diante da inércia dos governantes, há mais de um ano vinha – por meio das redes sociais, anúncios de jornal, entrevistas nos veículos de comunicação e distribuição de material gráfico educativo – alertando a população para evitar o desperdício e ao Governo para tomar atitudes preventivas.
Demorou, mas saiu. Porém, surpreendentemente, em sua campanha contra o desperdício de água, o Governo do Estado esqueceu de envolver quem é diretamente responsável pelo abastecimento de água da população: a Cagece e a Cogerh. As peças da campanha mostram apenas as assinaturas do Governo do Estado e da Semace. A direção do Sindiagua considera isso um desrespeito à Cagece e à Cogerh e aos profissionais técnicos que detém o conhecimento necessário para desenvolver uma iniciativa dessa natureza. O resultado disso é que temos uma campanha que traz poucas dicas de economia de água.
A direção do Sindiagua cobra, além de uma campanha que surta efeito, ações e políticas que priorizem o consumo humano e que não privilegiem o setor industrial e do agronegócio. Pouco vai adiantar a população economizar sem que haja medidas direcionadas aos setores que mais consomem água no Ceará e no Brasil.