Direção do SAAE de Sobral corta horas-extras de trabalhadores e tira plano de saúde de pais dos empregados

No último mês, os trabalhadores do SAAE de Sobral foram surpreendidos com duas medidas adotadas de forma unilateral pela direção da autarquia que prejudica fortemente a categoria. As horas extras do intervalo do almoço (12h às 14h) não estão mais sendo pagas, mesmo tendo sido cumpridas pelos empregados por solicitação de gerentes da autarquia.
Outro corte absurdo foi a retirada do plano de saúde de pais dos empregados, num claro descumprimento ao Acordo Coletivo da categoria que prevê o benefício para o trabalhador e seus dependentes (filhos, esposo, esposa e pais). O novo contrato firmado pelo SAAE com a empresa operadora do plano alterou os critérios dos pais que têm direito ao benefício, num claro desrespeito à categoria. “A direção do SAAE descumpre o ACT e deixa os pais dos trabalhadores numa situação delicada, justamente no momento em que mais precisam do plano de saúde”, critica Carlos Sá, secretário de comunicação do Sindiagua.
A direção do Sindicato se reuniu com os trabalhadores em Sobral no último dia 11/11 para discutir o problema. Foi decidido que a entidade vai ingressar com ação na Justiça Estadual para reverter o cancelamento do plano de saúde dos pais dos empregados e para ressarcir os trabalhadores que cumpriram horas-extras. “O Sindiagua vai agir, buscando defender os interesses dos trabalhadores que claramente tiveram direitos violados”, reforça Jadson Sarto, presidente do SIndiagua.
Outra medida adotada pela assessoria jurídica do Sindiagua foi a preparação da defesa dos trabalhadores do SAAE que estão respondendo a processo administrativo da autarquia sobre acúmulo de proventos e aposentadoria. Estiveram em Sobral o secretário de comunicação do Sindiagua, Carlos Sá, e o assessor jurídico Markes Rafhael.