Efetuando sua Contribuição Sindical Anual, você fortalece a luta de toda a categoria! Baixe o formulário de autorização individual.

Nos últimos anos, os governos Temer e Bolsonaro tentaram de todas as formas retirar dos sindicatos a Contribuição Sindical Anual, alterando por meio da reforma trabalhista e de medida provisória artigos da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Foi uma clara tentativa de enfraquecer os sindicatos, que dependem desse importante recurso para realizar mobilizações e greves. Isso afetou inúmeras entidades de classe. Ano passado, por exemplo, o Sindiagua não conseguiu recolher a contento a Contribuição Sindical Anual, devido a uma Medida Provisória (MP 873) do Governo Bolsonaro que tentou mudar as regras da contribuição, criando grandes dificuldades para o recolhimento.
Diante dos tempos difíceis, que exigem cada vez mais capacidade de luta e mobilização, e diante de uma grande procura de trabalhadores(as) interessado(as) em permanecer efetuando sua Contribuição Sindical, a direção do Sindiagua está, até o dia 18 de março, coletando dos(as) trabalhadores(as) a autorização para efetuar a contribuição sindical anual. Os(as) interessados(as) em efetuar o pagamento devem procurar um representante sindical em seu local de trabalho e solicitar o formulário de autorização individual, preenchê-lo e devolver assinado ao Sindicato (na sede ou a um dos representantes). É possível também baixar o formulário nos links logo abaixo.
“A Contribuição Sindical Anual é uma arrecadação fundamental para que o Sindicato tenha uma reserva financeira que ajuda a financiar mobilizações, campanhas, paralisações. Foi com esse recurso, por exemplo, que bancamos várias ações da luta contra a privatização, como as viagens de representantes para pressionar o Congresso Nacional, os  anúncios em defesa do saneamento público veiculados em rádios e jornais e as mobilizações de rua. Quem ganha com um sindicato fortalecido são os(as) trabalhadores(as). Sem esse recurso, o Sindiagua pode precisar enxugar sua infraestrutura e isso afeta a nossa capacidade de atuação política e sindical”, lembra Jadson Sarto, presidente do Sindiagua.

Clique aqui e baixe o formulário de autorização individual destinado aos trabalhadores(as) da CAGECE
Clique aqui e baixe o formulário de autorização individual destinado aos trabalhadores(as) da COGERH
Clique aqui e baixe o formulário de autorização individual destinado aos trabalhadores(as) dos SAAEs
Clique aqui e baixe o formulário de autorização individual destinado aos trabalhadores(as) da SAAEC.

POR QUE MANTER A SUA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL ANUAL EM FAVOR DO SINDIAGUA:

• A Contribuição Sindical é um recurso imprescindível para a realização de eventos, assembleias, audiências públicas e mobilizações de rua que são parte da luta sindical. É desse recurso que o Sindiagua vem realizando ações contra a privatização/PPP da água.
  • Em caso de greves e paralisações (que podem se estender por vários dias), é preciso que o Sindicato tenha uma reserva financeira.
  • O recurso da Contribuição Sindical Anual garante uma maior segurança financeira para que o Sindicato possa, além de desenvolver ações de luta, qualificar constantemente sua infraestrutura e oferecer melhores condições de trabalho para sua equipe de funcionários. Foi assim que o Sindiagua conseguiu construir uma sede própria e vem realizando reformas nela, oferecendo, por exemplo, dormitórios para trabalhadores do interior em viagem a Fortaleza.
  • A Contribuição financia também a publicação de anúncios e campanhas na grande mídia para defender, junto à sociedade, o saneamento público e os interesses da categoria.
  • É da Contribuição Sindical Anual que a entidade tira recursos para a realização dos Contraecs (Congresso dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Ceará) e suas eleições.
  • O atual governo persegue trabalhadores(as) e sindicatos e você precisa de uma entidade forte para defender nossa categoria!
  • O Sindiagua é a entidade que defende você diariamente e é através dele que importantes conquistas foram alcançadas em seu favor. Se sua entidade ficar enfraquecida, você também será prejudicado. O Sindiagua somos todos nós.