Eleições Sindiagua: audiência no Ministério Público do Trabalho discute possibilidade de inclusão de uma terceira chapa

No dia 4 de setembro, foi realizada na sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 7ª Região, uma audiência que discutiu a possibilidade de registro de uma terceira chapa para disputar as eleições do Sindiagua. Participaram da audiência representantes das chapas 1 e 2, da direção do Sindiagua, da Comissão Eleitoral e dos trabalhadores que reivindicam o registro da terceira chapa.
A audiência foi convocada pelo Procurador Regional do Trabalho, após solicitação de registro de chapa feita pelo funcionário do SAAE de Quixeramobim, Jessé Pimentel. Antes, ele havia procurado o Sindiagua para inscrição da Chapa 3. Na ocasião, o pedido foi negado, tendo em vista que já havia se encerrado o prazo de inscrição, previsto no edital das eleições do sindicato.
Durante a audiência na procuradoria, Jessé alegou que o prazo de inscrição deveria ter se encerrado somente no dia 20 de agosto, e não no dia 17, como previsto no edital. Para isso, não deveria ter sido considerado (para efeito de prazo) o dia da publicação do edital. A direção do Sindiagua ressaltou que obedeceu o que rege o estatuto da entidade.
Mesmo diante da dúvida, o Ministério Público tentou buscar um consenso e solicitou aos presentes na reunião que fosse aceito o registro da chapa 3. Os integrantes da Chapa 1 (intitulada Compromisso, Experiência e Competência) afirmaram estar de acordo, desde que a Chapa 2 (denominada Unidade na Luta) também concordasse. A Comissão Eleitoral também concordou com o registro da terceira chapa. Porém, os integrantes da Chapa 2 não aceitaram a proposta do Ministério Público. A reunião terminou sem uma solução para o impasse.
A direção do Sindiagua informa aos associados que todo o processo eleitoral está sendo conduzido de forma regimental e absolutamente democrática e transparente. A direção informa ainda que tem trabalhado para respeitar a diversidade de pensamentos existente na categoria e a democracia interna do sindicato.