Em defesa do saneamento e do uso consciente da água

De 3 a 5 deste mês, o Sindiagua realizará o Congresso dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Ceará (Contraec). O evento – em sua nona edição – reúne trabalhadores e trabalhadoras do Estado para discutir e deliberar sobre os rumos da luta sindical bem como as políticas públicas na área de saneamento. Este ano, o IX Contraec terá como tema central “Fortalecer o saneamento público é cuidar das pessoas”. Será mais um momento de afirmação da luta em defesa da sonhada universalização do saneamento público de qualidade, fundamental para a promoção da saúde, preservação do meio ambiente, turismo sustentável e a qualidade de vida.
Vivemos no Brasil e no Ceará do atraso quando nos deparamos com a realidade do saneamento e o descaso com os recursos hídricos. A Agência Nacional de Águas aponta que mais da metade dos municípios brasileiros terão graves problemas de abastecimento nos próximos anos, se medidas urgentes não forem adotadas. Mesmo sendo bem escasso no mundo (apenas 1% da água do planeta é propícia para o consumo humano) nossos recursos hídricos são constantemente impactados pela poluição, pelo desperdício e pela má preservação.
A grave estiagem que assola o Nordeste há três anos e a seca vivida em São Paulo comprovam a necessidade urgente de mudar a forma como o homem trata a água. É preciso afastar as ameaças de privatização que sempre foram (e continuam sendo) combatidas pelo Sindiagua e é fundamental adotar políticas que promovam a preservação e a distribuição democrática. Somente assim ela será um bem de todos e não apenas de alguns.
Em um Estado que tem quase a totalidade de seu território na região semiárida, saber cuidar da água é um dos caminhos mais eficientes para uma convivência sustentável com a escassez de chuva. Por isso, o Sindiagua promoveu ao longo de 2014 uma campanha educativa de uso consciente da água. Trata-se de iniciativa elementar – sempre reivindicada pelo Sindiagua junto ao poder público – que já deveria ter sido adotada pelo Governo do Estado, especialmente diante da maior estiagem dos últimos 60 anos.
Em 2015 a campanha continuará, com apoio dos participantes do Contraec e de toda a categoria do saneamento. Assim como continuará nossa luta em defesa da valorização dos trabalhadores em saneamento, peças fundamentais para a qualidade dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em nosso Estado.

Jadson Sarto
Coordenador Geral do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Ceará (Sindiagua)

Artigo publicado no jornal O Povo, no dia 02/12/2014