Mais terceirização em atividades-fim?

O Sindiagua recebeu uma informação de que a direção da Cagece estaria elaborando um edital de licitação para contratar uma nova empresa terceirizada, desta vez com o objetivo de entregar nas mãos da iniciativa privada o serviço de consultoria e fiscalização de obras de saneamento. O edital preveria a contratação de profissionais da área de engenharia e administração.
O Sindiagua reforça sua posição contrária à terceirização de atividades-fim e defende o preceito constitucional que exige o concurso público para ingressar no serviço público (artigo 37 da Constituição), sendo este o melhor caminho para um trabalho  digno dentro do Estado – inclusive para o trabalhador que hoje atua em empresas terceirizadas.
O Sindicato mais uma vez defende a convocação dos mais de 400 aprovados que estão no cadastro de reserva e lembra que em um momento em que cada vez mais se exige ética e moralidade na prestação do serviço público de qualidade, deixar o serviço de fiscalização de obras nas mãos de terceiros (quando dentro da empresa há empregados de carreira qualificados e capazes de prestar esse tipo de serviço) é um desrespeito à sociedade.
‘‘São obras públicas, realizadas pela Cagece. Não há sentido em deixar a fiscalização dessas obras nas mãos de empresas privadas, que em muitos casos não possuem o domínio técnico e não conhecem as especificidades da obra. É bem diferente de, por exemplo, contratar uma empresa de segurança para proteger o patrimônio da Cagece’’, critica Jadson Sarto, presidente do Sindiagua.
Vale a pergunta: se for verdade, será que uma licitação desse tipo vai demorar tanto quanto a licitação do Vale-cultura ou a licitação para comprar equipamentos de segurança, como extintores, que até agora não saiu do papel, mesmo sendo um equipamento de necessidade urgente? Ressalte-se ainda que Sindicato recebeu informações de que o setor do almoxarifado (GESUP) também poderia ser terceirizado.
A entidade pede que a categoria esteja atenta! E pede à Cagece, desde já, esclarecimentos sobre a veracidade dessas informações recebidas.