Nossa luta pela vacinação prioritária ganha importante adesão: comunicado da Aesbe, Cagece e Governo do Estado informa que imunização da categoria foi solicitada ao Ministério da Saúde.

O Sindiagua segue na luta em defesa da vacina para todos e da inclusão dos(as) trabalhadores(as) do setor de saneamento entre os grupos prioritários do plano de imunização. A cobrança vem sendo feita pela entidade desde dezembro do ano passado, junto à Cagece, SAAEs, SAAEC e Cogerh e também junto ao Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza e casas legislativas.
Essa luta tem sido abraçada de forma conjunta por entidades de classe do saneamento e a pressão tem sido muito importante. Após manifestações do Sindiagua e de outros sindicatos do País em defesa da vacinação, recebemos a notícia de que a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) enviou carta ao Ministério da Saúde solicitando a imunização dos(as) colaboradores(as) das companhias estaduais e está orientando os profissionais que atuam no setor de saneamento a realizarem cadastro no aplicativo Conecte SUS. Segundo nota da Associação (assinada também pela Cagece e Governo do Estado), o cadastro tem o intuito de facilitar na identificação e ajudar nas negociações para que o Governo Federal revise o Plano Nacional de Imunização.
O(a) trabalhador(a) pode baixar gratuitamente o aplicativo Conecte SUS e cadastrar-se, bastando informar número do CPF ou o número da Carteira Nacional de Saúde. O cadastro também pode ser realizado pelo site: conectesus-paciente.saude.gov.br.
Ainda em nível nacional, vale lembrar que a FNU – Federação Nacional dos Urbanitários – encaminhou ofício à Anvisa reivindicando que os(as) trabalhadores(as) do setor sejam inseridos no grupo prioritário. No Congresso Nacional e em algumas casas legislativas há projetos tramitando que também cobram a vacinação da categoria. Deputados da Assembleia Legislativa do Ceará e vereadores de Fortaleza e de algumas cidades do interior já demonstraram estar sensíveis à campanha do Sindiagua e apoiam a vacinação prioritária dos profissionais do setor.
Lembramos que o Sindiagua tem percorrido todos os caminhos possíveis para garantir a imunização dos(as) trabalhadores(as).
Categoria também pode pressionar governantes e parlamentares
É muito importante que a categoria ocupe as redes sociais do Governador do Estado, do Prefeito e dos legisladores cobrando a vacinação dos(as) trabalhadores(as) do setor de saneamento. Em nosso site listamos o email e endereço de redes sociais de cada um. Confira em www.sindiagua.org.br

A luta do Sindiagua e da categoria pela vacinação vem ganhando corpo. Vamos seguir firmes!!