Nosso apoio à luta dos trabalhadores da Cedae contra a privatização da água

A direção do Sindiagua manifesta seu total repúdio ao projeto do Governo do Estado do Rio de Janeiro de privatização da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro) e presta solidariedade aos trabalhadores que estão bravamente lutando contra essa medida que visa entregar à iniciativa privada a gestão do saneamento daquele Estado.
Várias mobilizações estão sendo feitas pelos cedaeanos na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), com forte e covarde repressão da força policial.
Ao tentar privatizar a Cedae, o Governador do Rio,  Luiz Fernando Pezão – que já teve decisão favorável à cassação de seu mandato pelo TRE e tem seu nome envolvido em investigações sobre repasse de propinas – segue a cartilha de retrocessos do Governo Temer que tem implementado uma política de “socorro” financeiro aos estados, tendo como contrapartida a privatização de estatais. Há notícias de que a negociação da Cedae seria de cerca de R$ 4 bilhões, valor irrisório, já que há estudos que apontam que a empresa vale entre R$ 10 e R$ 14 bilhões.
A direção do Sindiagua volta a lembrar que privatizar o saneamento é caminhar na contramão da tendência mundial de reestatizar o sistema. Estudos apontam que, nos últimos 15 anos, 180 cidades de 35 países retomaram o serviço de saneamento das mãos da iniciativa privada, entre elas grandes capitais, como Paris, Berlim e Buenos Aires.
O Sindiagua convoca todos os trabalhadores(as) e ficarem atentos, pois estatais de saneamento de outros estados correm risco de sofrer privatização, e cobra um posicionamento do Governador do Estado, Camilo Santana. Uma audiência com o Governador já foi formalmente solicitada pelo Sindicato para tratar do assunto.