Prefeito de Fortaleza assumiu compromisso público de se opor à privatização/PPPs da água. Sindiagua busca agora audiência com Governador

Diante da ameaça cada vez mais forte de privatização da água, a direção do Sindiagua tem reforçado sua posição contrária às medidas neoliberais do Governo Temer (PMDB) que atingem os trabalhadores, as políticas sociais e o serviço público, em especial o setor de saneamento. Além de se posicionar constantemente em seus canais de comunicação e de questionar a Cagece sobre o assunto em todas reuniões com a empresa, o Sindiagua tem buscado se articular com outros movimentos populares e sindicais do Brasil com o objetivo de formar uma grande Frente Nacional contra a Privatização da Água.
Uma estratégia adotada é buscar audiências com autoridades locais para cobrar a defesa do saneamento público de qualidade.
Vale lembrar que, durante as eleições do segundo turno em Fortaleza, membros da direção do Sindiagua, na condição de integrantes da Frente Popular em Defesa do Saneamento Público, conseguiram que o prefeito reeleito, Roberto Cláudio, assinasse um termo de compromisso por meio do qual se posiciona de forma contrária a qualquer tipo de privatização do serviço de água e esgoto de Fortaleza. ‘‘Já temos do Prefeito um posicionamento público sobre a privatização e isso é importante. Vamos ver agora qual é o pensamento do Governo do Estado que ainda não se pronunciou. A direção do Sindiagua está tentando uma audiência com o Governador do Estado para que o mesmo se manifeste sobre o assunto. Esperamos que seu posicionamento seja o mesmo do prefeito reeleito Roberto Claudio’’, ressalta Jadson Sarto, presidente do Sindiagua.
“Essas são apenas as primeiras ações de uma luta árdua que está por vir e a participação da categoria será fundamental para impedir a privatização da água”, conclui Jadson. A direção do Sindiagua informa que a íntegra do termo de compromisso assinado pelo prefeito (cedido pela Frente em Defesa do Saneamento) está disponível no site da entidade.

Confira abaixo a carta compromisso assinada pelo prefeito Roberto Claudio.