SAAEC: trabalhadores rejeitam nova proposta de acordo e negociações da campanha salarial serão retomadas. SAAE DE ICÓ: Sindiagua se reúne com superintendente do SAAE, vereadores e trabalhadores na Câmara Municipal.

SAAEC
Foi realizada no dia 30 de março uma segunda rodada de negociação da campanha salarial dos(as) trabalhadores(as) da SAAEC. A direção do Sindiagua, representada pelo presidente Jadson Sarto e os diretores Goreti Araújo, Amauri Furtado e Evandro, além de trabalhadores da base, participaram da reunião na sede da SAAEC, no Crato.
Itens considerados importantes da pauta de reivindicações foram bastante debatidos, entre eles o reajuste salarial e do vale-alimentação, além do PCCR, escala 12X36h, entre outros. A direção da SAAEC subiu sua proposta inicial de reajuste salarial de 10,38% para 11%. Um dos trabalhadores presente na reunião propôs como alternativa à SAAEC adotar um reajuste escalonado, sendo 20% para quem ganha 1,3 salário mínimo, 9% para quem ganha entre 1,3 e 2 salários mínimos e 5% para quem ganha acima de 2 salários mínimos. Ficou acertado que todas as propostas discutidas na mesa seriam apresentadas pelo Sindiagua à categoria após a reunião de negociação para avaliação.
Em relação ao vale-alimentação, foi proposto pela SAAEC um aumento de 600 reais para 680 reais. Sobre a jornada de trabalho, cuja escala vem sendo questionada pelos(as) trabalhadores(as), a direção da SAAEC propôs tratar cada caso individualmente. Por fim, em relação ao PCCR a empresa informou que enviaria os dados necessários para o Sindiagua elaborar uma proposta de Plano 15 dias após a homologação do Acordo Coletivo.
Após a negociação, no mesmo dia, a direção do Sindiagua se encontrou com os(as) trabalhadores(as) da base para fazer uma avaliação e a categoria rejeitou a nova proposta, optando por buscar mais avanços em nova rodada. O Sindiagua seguirá dando o suporte necessário à categoria para fortalecer ainda mais a campanha salarial e buscar melhorias junto à SAAEC.

SAAE DE ICÓ
A direção do Sindiagua, ao retornar da visita ao Crato, foi à cidade de Icó, no dia 31/03, onde aconteceu uma audiência pública na Câmara Municipal sobre o plano municipal de saneamento e as mudanças no marco regulatório do saneamento promovidas pelo Governo Federal.
Na ocasião, o presidente do Sindiagua, Jadson Sarto, os diretores Goreti Araújo e Amauri Furtado, e os trabalhadores Ildivan e Albenizio, conversaram com a superintendente do SAAE, o chefe de gabinete da Prefeitura, vereadores presentes na audiência e as pessoas responsáveis pela elaboração do Plano Municipal. O Sindicato cobrou uma cópia da proposta do Plano para ser avaliada pela entidade. O documento será enviado pelo SAAE. O Sindicato alertou durante a conversa sobre os riscos do novo marco ao saneamento.
Na conversa com os dois trabalhadores, o Sindiagua solicitou que fosse definido data, local e horário para que o Sindicato publique o edital para a realização da assembleia de formação da pauta de reivindicações da campanha salarial 2022.