Sindiagua, 35 anos em defesa do trabalhador, do meio ambiente e do saneamento público de qualidade!

Criado a partir da organização dos trabalhadores e trabalhadoras de saneamento no Ceará que lutavam por seus direitos, o Sindicato dos Trabalhadores(as) em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Ceará (Sindiagua) completa no dia 8 de julho 35 anos de fundação. A entidade representa hoje mais de 1.500 trabalhadores da Capital e do Interior, da Cagece, Cogerh, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saaes) e da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (Saaec).
Ao longo de sua história, foram inúmeras as conquistas em favor do(a) trabalhador(a) e, porque não dizer, do povo cearense, uma vez que nossa luta em defesa da água, do meio ambiente e do saneamento público é ampliada a toda a sociedade.
Na defesa incansável da categoria, lutamos por Planos de Cargos e Carreiras dignos, por melhorias nas condições de trabalho, por planos de saúde de qualidade e gratuito aos trabalhadores(as), pela realização de concursos públicos e pelo fortalecimento da Cagece, Cogerh, SAAEs e SAAEC.
E na defesa da universalização do acesso à água e esgoto, o Sindiagua travou inúmeros embates. Entre eles, a luta firme e constante para que o setor de saneamento permaneça público, pois acreditarmos que água é um direito de todos que não pode ficar sujeito a interesses privados. Foram as mobilizações encampadas pelo Sindaigua que fizeram com que no período neoliberal a água continuasse como um bem público em nosso Estado.
Mas a ameaça da privatização permanece e hoje está sendo patrocinada pelo (des)governo Temer, que pretende entregar o setor de saneamento do País a grupos privados que colocam o lucro acima dos interesses do povo. Estamos firmes na luta para que o Governador Camilo retire o Ceará do Programa Nacional de Privatizações, assim como já fizeram pelo menos oito governadores. O projeto de privatização disfarçada de PPP (Parceria Público Privada) que está sendo desenhado para o Ceará nos coloca na contramão mundial. Mais de 260 cidades – entre elas Paris, Berlim, Buenos Aires e Atlanta – reestatizaram o serviço de saneamento após os enormes prejuízos causados por privatizações que resultaram em queda na qualidade do serviço, demissões e aumentos exorbitantes de tarifas.
Nesses 35 anos, temos muito o que comemorar, mas também muito a conquistar. Por isso, aproveitamos a data para renovarmos nosso compromisso com a história do Sindiagua em defesa do(a) trabalhador(a), do meio ambiente e do acesso universal ao saneamento público de qualidade.
Parabéns aos trabalhadores do saneamento no Ceará!  Vida longa ao Sindiagua!