Sindiagua dá boas-vindas aos novos cagecianos

A direção do Sindiagua foi à Cagece dar boas-vindas aos novos cagecianos que foram recentemente convocados do cadastro de reserva do último concurso. Durante as reuniões, o Sindicato fez um relato sobre a história da entidade e a luta pela realização do concurso e a convocação do cadastro.
Após muita pressão do Sindicato, a Cagece realizou, nos últimos meses, um bom número de convocações de novos empregados.  Com isso, finalizado o prazo do concurso, foram chamados ao todo 772 aprovados(as), sendo 457 do cadastro de reserva (cerca de 73% deste contingente). “A realização do último concurso e as convocações foram importantes conquistas do Sindiagua, da categoria e dos aprovados. Sabemos que não foi o ideal. Nossa luta era pra que todo o cadastro de reserva fosse convocado. Mas obtivemos avanços e vamos seguir defendendo e ampliação do quadro de funcionários de carreira na empresa”, ressalta Jadson Sarto, presidente do Sindiagua.
Vários novos concursados reconheceram a luta da entidade e manifestaram preocupação com o fantasma da privatização/PPP. A direção do Sindicato ressaltou que a força dos novos empregados será fundamental para vencer essa batalha.
Muitos cagecianos novatos que vieram do interior se hospedaram na sede do Sindiagua em Fortaleza para participar do treinamento inicial da empresa. “A última reforma que fizemos na sede contribuiu para melhorar a estrutura dos dormitórios. Agora o trabalhador(a) tem a opção de ser acolhido aqui com toda estrutura de dormitório, ar condicionado, internet e TV por assinatura”, reforça Jadson.

CONCURSO E CONVOCAÇÃO: UMA LUTA HISTÓRICA

• Primeiramente o Sindicato lutou muito junto com a categoria para conseguir que o concurso público fosse realizado. Foram 12 anos até que o certame acontecesse em 2013.
  • Logo após o resultado do concurso, teve início a luta para que a Cagece iniciasse as convocações. A reivindicação sempre foi pautada em mobilizações, nas reuniões de MENP e em reuniões com diretoria e a presidência da Cagece.
  • Foram realizadas reuniões na sede do Sindicato com grupos do cadastro de reserva para unificar a luta.
  • O Sindiagua começou a incluir a necessidade de  convocações também nas pautas de reivindicações das campanhas salariais. Isso foi fundamental para que, em 2015, a prorrogação do concurso fosse inserida no Acordo Coletivo.
  • Foi travada mais uma luta para que o governo publicasse no Diário Oficial do Estado a prorrogação.
  • Foram realizadas audiências públicas na Assembleia Legislativa duas vezes para discutir o assunto.
  • Foi realizada uma campanha nas redes sociais reivindicando a convocação.
  • Durante as negociações do PRSP (Plano de Reconhecimento pelos Serviços Prestados), foi uma reivindicação do Sindiagua que, em eventuais desligamentos de empregados, fossem convocados aprovados do cadastro reserva.